AÇÕES POLICIAIS – Alvo principal da Operação Playboy é preso em Araruama

AÇÕES POLICIAIS AÇÕES POLICIAIS ARARUAMA CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Jovem que dá nome ao caso foi detido na noite deste sábado (5). Suspeito foi para 105ª DP, em Petrópolis, que investiga o tráfico de drogas.

suspeito-sera-interrogado-na-105a-dp-que-investiga-o-trafico-de-drogas
Suspeito será interrogado na 105ª DP, que investiga o tráfico de drogas (Foto: Bruno Rodrigues/G1)

O principal alvo da Operação Playboy, o jovem de 20 anos que dá nome ao caso, foi preso na noite deste sábado (3) em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101, em Araruama, Região dos Lagos do Rio. Segundo as investigações da polícia, ele abastecia comunidades de Petrópolis, na Serra, com drogas que eram transportadas do Rio para o município em motocicletas BMW de alta cilindrada. Playboy será interrogado na 105ª Delegacia de Polícia e levado para o presídio de Bangu, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (6).

O suspeito estava foragido desde setembro, quando foi desencadeada a primeira fase da operação e a Vara Criminal expediu um mandado de prisão preventiva. Na ocasião, outras quatro pessoas foram presas. Durante as investigações, a Polícia Civil teve acesso as conversas de um grupo de traficantes em um aplicativo de celular, que sugeriam, inclusive, um ataque com granadas à delegacia, além de uma emboscadas para os policiais envolvidos no caso.

Já na segunda fase da operação, deflagrada na última sexta-feira (3), Playboy teve outro mandado de prisão expedido, desta vez temporária, já que fortes indícios ligam o suspeito ao crime.

Nesta segunda fase, foram expedidos sete mandados de prisão e três de apreensão, já que há suspeita de que menores estão envolvidos no caso. Desses, ainda na sexta-feira, foram cumpridos 6: quatro de prisão e um de apreensão. Um menor ainda está foragido em Petrópolis e outras três pessoas a Polícia Civil acredita que estejam escondidas na Favela do Parque União, Zona Norte do Rio de Janeiro.

“Infelizmente a polícia não tem condições técnicas de entrar na favela para cumprir esses mandatos”, explicou a delegada que comanda as investigações, Juliana Menescal. Por conta disso, os três suspeitos terão seus nomes colocados na lista de Disque Denúncia.

Entenda o caso
As polícias Civil e Militar de Petrópolis descobriram conversas entre traficantes onde um deles sugere “tacar umas granadas” na 105ª Delegacia de Polícia. As mensagens de texto foram divulgadas na sexta-feira, quando seis pessoas foram detidas, entre elas dois adolescentes, na Operação Playboy de combate ao tráfico de drogas. Segundo a delegada adjunta, Juliana Menescal, as conversas foram interceptadas em setembro e tinham sido trocadas recentemente. (Confira o diálogo no fim do texto)

Além de um ataque à delegacia, um integrante do grupo levanta também a possibilidade de uma ação contra um dos inspetores da delegacia. Na mensagem, a pessoa diz que viu o policial entrar no carro sozinho e que esta seria uma boa hora de “ter largado uns pra cima dele”. Os suspeitos se referem aos policiais como “verme” e dizem que precisam armar uma “iboscada (sit)” para os agentes.

As investigações da Polícia Civil apontam para uma reestruturação no tráfico da Comunidade do Neylor foi feita após a morte do homem de confiança do principal fornecedor de drogas em Petrópolis. O homem em questão foi morto em uma troca de tiros com policiais militares.

Com a prisão de Playboy, da primeira fase da operação resta um mandado a ser cumprido. Já da segunda fase, a Polícia continua buscando um meno em Petrópolis. Segundo a Polícia Civil,  o adolescente usa redes sociais para ameaçar as pessoas que derem informações para a polícia sobre a presença do tráfico na localidade. Nas mensagens, ele diz que vai “passar os x9” e também exibe fotos com armas, dinheiro e fazendo apologia a uma facção criminosa.

Grupo é alvo de operação (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Grupo é alvo de operação (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Criminosos planejavam ataque a policiais (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Criminosos planejavam ataque contra policiais (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Fonte G1 – Bruno Rodrigues/Do G1 Região Serrana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *