ANIVERSÁRIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA – Desfile Cívico comemora os 401 anos de São Pedro da Aldeia

CIDADES EVENTOS HISTORIA SÃO PEDRO REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia está preparando um grande evento para a comemoração dos 401 anos de fundação do município. Nesta quarta-feira (16), aniversário da cidade, acontecerá o tradicional Desfile Cívico Escolar. As 41 unidades escolares municipais, além de instituições, entidades e escolas particulares e estaduais, desfilarão pela Avenida São Pedro em direção à Praça Agenor Santos, ao som de bandas marciais, a partir das 9h.

Cerca de 1.500 alunos municipais farão parte do Desfile Cívico. Nas escolas, os preparativos para a ornamentação que dará vida ao tema “São Pedro da Aldeia garantindo progresso no dia a dia” já estão a todo vapor. As escolas desfilarão divididas por blocos. A Escola de Artes Municipal abre o desfile, com a coreografia representando a união dos povos: índio, portugueses e negros.

Alunos dos projetos esportivos “Orla em Movimento”, “Movimenta São Pedro” e “Esporte na Escola” também estarão na avenida, representando o tema “É tempo de viver bem”, pelas modalidades circuito funcional, ginástica, hidroginástica, tai chi chuan, canoa havaiana, barco a vela, stand up, vôlei, futevôlei, beach soccer, zumba, futebol, judô, capoeira, dança de salão, balé, futsal e basquete. Os estudantes que participam dos Jogos Escolares de São Pedro da Aldeia (JESPA) também representarão o projeto durante o desfile. Os alunos do Núcleo de Educação e Cultura Ozimar da Silveira Maurício desfilarão representando a Copa do Mundo.

Durante o evento, haverá plantão de ambulância, tenda da Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e banheiros químicos. Na ocasião, será montada uma arquibancada de 160m lineares no centro da cidade para a passagem do desfile e um palanque reservado às autoridades, que terá dimensões de 8x10m e contará com cerca de 30 lugares.

 Fazem parte do desfile a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, a Escola Almirante Carneiro Ribeiro, o Projeto Forças no Esporte (PROFESP), representantes do 18º Grupamento de Bombeiro Militar, do 25º Batalhão da Polícia Militar, da Cruz Vermelha, da Guarda Municipal, Defesa Civil, Clube dos Desbravadores, além de Secretarias Municipais e do maquinário da Prefeitura. Representantes de projetos parceiros da SEMED, como CCR ViaLagos, com o Programa “Caminhos para Cidadania”, PMERJ, com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), e Prolagos, com o programa “Saúde Nota 10”,também participarão da festividade.

As atividades comemorativas começam nesta terça-feira (15), com sessão solene na Câmara Municipal, às 19h. Na quarta-feira (16), a alvorada festiva será às 6h, seguido do ritual oficial de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, que acontecerá em três pontos do centro da cidade. Primeiro na Câmara Municipal, às 7h30, depois na sede da Prefeitura, às 7h45 e, em seguida, na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão, às 8h. Logo após, as autoridades se dirigirão à Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, onde será oferecido um café da manhã. Às 19h, a Igreja Matriz de São Pedro celebra uma missa pelo povo aldeense.


Fonte – ASCOM/PMSPA

Texto: Marianne Rodrigues


Publicidade:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *