ARRAIAL DO CABO – Baleias jubarte são filmadas por drone perto do Pontal do Atalaia

ARRAIAL DO CABO ARRAIAL DO CABO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Passagem dos mamíferos por Arraial faz parte do período conhecido como “temporada das baleias”, que começou mais cedo neste ano. Até setembro, animais passam por Arraial em direção a Abrolhos (BA) para dar à luz.

 

Baleias jubarte foram filmadas no mar de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, neste sábado (8), considerado o Dia Mundial dos Oceanos. Elas foram vistas perto do Pontal do Atalaia.

O vídeo foi gravado por um drone pilotado por Filipe Passaline. Ele estava posicionado no Mirante da Praia Grande no momento em que avistou os mamíferos.

Imagem: Filipe Passaline

“Foram cerca de oito baleias, entre adultos e filhotes, bem espalhadas. Elas estavam perto da ilha em frente ao mirante, em direção às dunas. Essas foram as primeiras imagens de baleia jubarte por aqui nesse ano”, disse Filipe.

De acordo com Mauro Cesar, coordenador da Guarda Ambiental de Arraial, a chegada destes mamíferos indica que início ao período conhecido como temporada das baleias aconteceu mais cedo na cidade.

Imagem: Filipe Passaline

“A temporada costuma começar no fim de junho, início de julho. Mas, devido a mudanças climáticas, a gente já teve registro de passagem das baleias no fim de maio. Elas saem da Antártida e sobem para o Brasil para dar à luz os filhotes. O objetivo é fugir das águas geladas do inverno da Antártida e chegar a Abrolhos, na Bahia, onde a água é mais quente. Aí, no caminho, acabam passando por aqui. Até setembro elas passam por Arraial.”, disse Mauro.

Fonte G1/Inter TV






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *