BÚZIOS – BrBio realiza seminário para compartilhar experiências de conservação marinha

BÚZIOS CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

O Projeto Ecorais, do Instituto Brasileiro do Biodiversidade – BrBio, promove, nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, das 9h às 19h, o Seminário “Dialoga Búzios – Subsídios para a Conservação Marinha”, na Pousada Pontal da Ferradura, na Armação dos Búzios (RJ). O encontro, aberto ao público, inclui a participação de especialistas das universidades, e representantes de instituições governamentais e da sociedade civil. A programação contará com palestras sobre os seguintes temas: aplicação do conhecimento científico, turismo sustentável, políticas públicas, iniciativas socioambientais e educação ambiental como ferramenta para a conservação marinha.

“Desde 2000, o Projeto Ecorais avalia e monitora a saúde dos ambientes coralíneos em Búzios. Através de campanhas e cursos de qualificação, promovemos a sensibilização da sociedade sobre a importância da conservação ambiental da região, visando o uso sustentável desses ecossistemas marinhos. O principal objetivo do seminário é divulgar os resultados obtidos durante a realização do Projeto, reunir os diferentes atores e tomadores de decisão da região, para dialogar e contribuir com
subsídios às políticas públicas”, destaca Simone Oigman-Pszczol, diretora executiva do BrBio.

Entre os palestrantes confirmados estão: Dra. Simone Oigman-Pszczol, diretora executiva do BrBio; Dr. Emiliano Calderon, vice-presidente do Instituto Coral Vivo; Dra. Daphne Wrobel, pesquisadora do R3 Animal e do Projeto Albatroz; Dr. Igor Cruz, professor do Departamento de Oceanografia Biológica da UFB; Dr. Joel Creed, professor de Ecologia da UERJ; Dr. Douglas de Souza Pimentel, professor do Instituto de Geociências da UFF; Marco Antônio da Costa, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Búzios; MSc. Diana Kaplan, educadora ambiental do BrBio; Sergio Xavier, jornalista, CEO na InovSi e ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco; Dra. Marta de Azevedo Irving, professora do Departamento de Psicologia Social da UFRJ, Dra. Fernanda Casares, pesquisadora do BrBio; Rodolpho Duarte, Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Búzios, Adriana Saad, secretaria executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João. MSc. Sonia Peixoto, bióloga, ex-chefe do Parque Nacional da Tijuca e ex-gerente de Gestão das Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro e Dr. Paulo Haus, advogado e presidente da FUNPERJ.


“Temos forte interação com os atores locais de Búzios, entre eles comerciantes, governo, moradores e turistas. Já desenvolvemos campanhas de sensibilização, encontros, reuniões e cursos de qualificação. O seminário também faz parte dessa nossa meta de aplicar o conhecimento científico, engajar a sociedade e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do ambiente marinho”, diz Fabiana Santos, gerente do Projeto Ecorais.

Durante o evento, o BrBio lançará o “Guia para Turismo Sustentável, Búzios, RJ” e o filme “Projeto Ecorais”, que conta o que são os corais, sua importância, ameaças e como o Projeto vem atuando. O Projeto Ecorais conta com recursos decorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio.

PROJETO ECORAIS

O Projeto Ecorais surgiu em 2000 a partir de uma pesquisa científica sobre a saúde dos corais da Armação dos Búzios. O trabalho foi motivado pela preocupação dos pescadores e órgãos municipais com os danos causados pela atividade humana nos ambientes marinhos costeiros da região. O Ecorais tem o apoio do Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira do Estado do Rio de Janeiro, sob responsabilidade do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio. O projeto tem parcerias com UERJ, UFRJ e UFF e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca da Armação dos Búzios.

SERVIÇO
Seminário “Dialoga Búzios – Subsídios para a Conservação Marinha”
DATA: 22 e 23 de novembro de 2018
HORÁRIO: 9h às 19h
LOCAL: Pousada Pontal da Ferradura, na Armação dos Búzios

 





Zattini

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *