BÚZIOS – Escola integral na Baía Formosa atende as necessidades das crianças quilombolas

BÚZIOS CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

A escola municipal, de ensino fundamental, Lydia Sherman, no bairro da Baía Formosa, atende as crianças da região em horário integral, e além da disciplina regular, na parte da manhã, há a aplicação de disciplinas complementares na parte da tarde. São 110 crianças, muitas delas de origem quilombola.

As disciplinas são: o cultivo de hortas- um importante meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável, também aulas de música, artes marciais e outros esportes visando o desenvolvimento artístico e físico das crianças, educação ambiental, danças, e também a disciplina de etnia.

A disciplina de etnia, como explica a diretora Carla Monique, é muito importante porque atende diretamente as crianças do quilombo, dando a elas condições de empoderamento através do conhecimento da história de seu povo, o fortalecimento da cultura tradicional, orgulho de seus traços étnicos, e combate ao racismo.

A essa disciplina está ligada fortemente o projeto de dança e música, onde as crianças aprendem a valorização e manutenção das tradições quilombolas, como o jongo.

Além da Baía Formosa a escola também atende as crianças do bairro Rasa, e funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 16h40. O transporte é realizado por ônibus da rede municipal.

 

Fonte Ascom Búzios


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *