CABO FRIO – A importância do Bombeiro Civil para a sociedade

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Os Bombeiros Civis são treinados para prevenir incêndios e comandar os procedimentos iniciais nos momentos de emergência, como isolamento da área e atendimentos às vítimas

Bombeiro Civil de Cabo Frio 8
Bombeiros Civis de Cabo Frio participando do Curso de Combate a Incêndios.

Essa categoria é uma realidade no mercado e são eles quem cuida da preservação de vidas e prevenção de acidentes. Espalhados em hospitais, prédios públicos e comerciais, os Bombeiros Civis são treinados para prevenir incêndios e comandar os procedimentos iniciais nos momentos de emergência, como isolamento da área e atendimentos às vítimas. Na Classificação, Bombeiros e salva-vidas, está na mesma família e entre suas responsabilidades estão salvamentos terrestres, aquáticos e em altura; proteção de pessoas e patrimônios de incêndios, explosões, vazamentos, afogamentos ou qualquer outra situação de emergência, com o objetivo de salvar e resgatar vidas; realização de primeiros socorros e de cursos e campanhas educativas, formando e treinando equipes, brigadas e corpo voluntário de emergência. 

Nossa reportagem conversou com Karol Rodrigues, integrante do grupamento de Bombeiros Civis de Cabo Frio e ela ressaltou inúmeros trabalhos voluntários e cursos, que essa categoria pratica para estar sempre preparado para emergência.

“Eu faço parte de um grupamento de Bombeiro Civil da Região dos lagos, do qual fazemos trabalhos voluntários e participamos de eventos. Estamos sempre aprimorando nossos conhecimentos e participando de cursos de formação. Estamos sempre interessados em novas conquistas e espero que com o nosso trabalho,nosso grupo fique mais visível na região”, disse Karol Rodrigues.

Bombeiro Civil de Cabo Frio

São Bombeiros que atuam na prevenção e no combate ao Incêndio em empresas, em hospitais, nas indústrias, nas instalações portuárias e aeroportuárias, em reservas florestais, nos municípios ou como voluntários. A profissão está devidamente regulamentada pela Lei Federal nº 11.901 de 13/01/2009 Desde a publicação, passou a ser considerado BOMBEIRO CIVIL o profissional que habilitado “exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio”. Os bombeiros civis podem ser contratados pela iniciativa pública ou privados, sociedades de economia mista ou empresas especializadas na área. Também podem atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar. Este é o ponto mais importante da aprovação desta lei.  A jornada de trabalho do bombeiro civil é definida em 36 horas semanais. 

Bombeiro Civil de Cabo Frio 7

Bombeiro Civil de Cabo Frio 6

Bombeiro Civil de Cabo Frio 5

Bombeiro Civil de Cabo Frio 4

Bombeiro Civil de Cabo Frio 3

Bombeiro Civil de Cabo Frio 2

Bombeiro Civil de Cabo Frio 1



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *