CABO FRIO – Campanha contra poliomielite e sarampo é realizada em 13 postos de saúde em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES

Nas outras 23 unidades, imunização é feita apenas com agendamento

 

 

A campanha contra a poliomielite e o sarampo começa nesta segunda-feira (6), em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Segundo a Prefeitura, a meta é vacinar 10.662 crianças, o número representa 95% do público-alvo, que são crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

A vacinação ocorre em 13 dos 36 postos da cidade que irão funcionar das 8h às 17h. Nos outros 23 a ação será com agendamento e datas específicas.

Confira a lista dos postos em funcionamento:
Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC);
Posto do bairro Manoel Corrêa;
Posto do bairro Jardim Caiçara
Posto do bairro Itajuru;
Posto do bairro Jacaré;
Posto do bairro Tangará;
Posto do bairro Boca do Mato;
UBS da Praia do Siqueira;
Hospital do Jardim;
PS de Unamar;
PAM de Santo Antônio;
Estratégia de Saúde da Família (Esf) Florestinha;
Estratégia de Saúde da Família (Esf) Angelim.
O objetivo da campanha é manter a cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo, já que há 20 anos Cabo Frio não apresenta nenhum caso das duas doenças, informa a Prefeitura.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) foram adquiridas 28,3 milhões de doses, ao custo de R$ 160,7 milhões, que abrangem a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), a Vacina Oral Poliomielite (VOP) e a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

O Dia D de Vacinação será no próximo sábado (18), onde 15 postos estarão abertos. Para se vacinar é necessário levar a caderneta de vacinação da criança para tomar a dose.

Sarampo

Poliomielite

Não há novos casos de poliomielite no Brasil. No entanto, os casos da doença aumentaram em outros países, como alertou a Organização Mundial da Saúde.

O Ministério da Saúde informou que 312 municípios brasileiros estão com baixa cobertura para a vacina contra a poliomielite: eles não chegaram a vacinar nem metade das crianças menores de um ano. Os dados são os últimos disponíveis, referente ao ano de 2017.

A recomendação internacional para o controle da doença é de que pelo menos 95% das crianças sejam vacinadas. Atualmente, a média nacional de cobertura é de 77%.

Fonte G1/Inter TV






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *