CABO FRIO – Grupamento de Ronda Escolar inicia atividades em Cabo Frio

Além das rondas, agentes da Guarda Municipal vão atuar com palestras nas escolas do município

 

A Secretaria de Educação de Cabo Frio, na manhã desta sexta-feira (12), recebeu membros do Grupamento de Ronda Escolar Preventiva e Ostensiva (GREPO) para traçar as primeiras estratégias para atuação do grupo em unidades escolares. Estiveram presentes o Secretário de Educação, Claudio Leitão, a Secretária-Adjunta Denize Alvarenga, a Assessora Técnica do setor de Tecnologia da Informação, Nayara Silva e representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Douglas Ribeiro, Adriana Correa, Taiany Goulart e Daiane Freixo.

O Grepo busca atuar inicialmente em três vertentes, aliando palestras, ronda escolar e monitoramento por meio de aplicativo. O projeto é coordenado pelo diretor de Ensino e Instrução da Guarda Civil, Emmanoel Mattos, e já começa a atuar no próximo sábado (13) em atividade de contação de histórias na Escola Municipal Manoel Mendes, às 7h, no Bairro São Cristóvão.

O Ciclo de Palestras acontecerá nas escolas a partir de demanda e solicitação das unidades escolares, e abordará temas como Meio Ambiente, Violência Doméstica, Trânsito e Uso de Drogas. A Ronda Escolar será realizada em todas as escolas municipais, em ciclos de 4 meses, com atuação de viatura e Guardas Civis Municipais. A Seme também atuará com o desenvolvimento de aplicativo para aparelhos celulares, que possibilitará o monitoramento das escolas e a solicitação de atuação de patrulhamento nas unidades escolares.

Segundo o agente da Guarda Municipal, Douglas Ribeiro, o objetivo do projeto é diminuir a distância de diálogo entre sociedade e poder público. “O primeiro passo é estabelecer contato, garantindo a presença e relação da Guarda Municipal com a população, para aproximar a sociedade do poder público. Estaremos à disposição das escolas sempre que formos solicitados”, informou.

Para o Secretário de Educação, Claudio Leitão, é fundamental garantir a segurança de alunos e profissionais da educação nas escolas. “Este é um projeto que pode colaborar para aumentar a sensação de segurança nas unidades escolares, dando mais tranquilidade para os profissionais e para a comunidade escolar em geral”, concluiu.

Lei foi aprovada no início de abril

A criação de um Grupamento de Ronda Escolar Preventiva e Ostensiva (GREPO) na Guarda Municipal de Cabo Frio, foi aprovada na Câmara de Vereadores, no dia 4 de abril. O Projeto de Lei, de autoria do vereador Guilherme Aarão (PPS), foi aprovado por unanimidade.

Fonte – Assessoria de Comunicação Social
Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio