CABO FRIO – Módulo de avaliação solar é inaugurado em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES

Laboratório irá monitorar desempenho de geração de energia solar. Módulo vai fornecer energia elétrica para o IFF.

Módulo foi instalado no IFF do município
Módulo foi instalado no IFF do município (Foto: Gustavo Garcia/ G1)

Foi inaugurado nesta terça-feira (22) em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, um módulo de avaliação solar que funcionará como um laboratório para monitorar o desempenho técnico e ambiental de sete diferentes tecnologias de geração de energia solar fotovoltaica. O projeto é desenvolvido pela Enel Brasil.


Inauguração do módulo aconteceu nesta terça-feira (Foto: Gustavo Garcia/ G1)
Inauguração do módulo aconteceu nesta terça-feira (Foto: Gustavo Garcia/ G1)


Com capacidade de 70kWp, o módulo de Cabo Frio foi instalado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) do município e vai fornecer energia elétrica para a unidade.

O projeto contempla a construção de oito plantas FV (Módulos de Avaliação) em oito localidades distintas do Brasil, representativas da variabilidade climática nacional.

Cada módulo também conta com equipamentos que medem a radiação solar, temperatura, direção e velocidade do vento, além da quantidade de chuva para que sejam analisados os impactos de cada um desses fatores no desempenho dos sete tipos de painéis solares.

Ao final do projeto, será possível avaliar o desempenho das diferentes tecnologias em acordo com as diferentes condições climáticas do Brasil e indicar aquela que proporcionará o maior rendimento de geração solar fotovoltaica, além de disseminar o conhecimento desta tecnologia em termos técnicos, ambientais, regulatórios, econômicos e acadêmicos.

Todos os dados serão enviados para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A expectativa é de que os dados sejam divulgadora em dezembro deste ano.

Fonte G1/Inter TV – Gustavo Garcia

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *