CABO FRIO – PAM de São Cristóvão realiza Dia D do Outubro Rosa

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Ação será nesta quinta-feira (18), às 14h, com palestra e realização de exames

 

O PAM de São Cristóvão, em Cabo Frio, realiza nesta quinta-feira (18) o Dia D do Outubro Rosa, a partir das 14h. O objetivo do evento é esclarecer a população sobre o câncer de mama e conscientizá-la sobre a necessidade do diagnóstico precoce da doença. Entre as atividades serão realizados exames e palestras gratuitas à população.

A iniciativa é uma parceria com o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, o Serviço Municipal de Imagem, o Hospital-Dia e a Central de Marcação de Consultas. Na programação, haverá aconselhamento nutricional com Renata Garcia, Raquel Rossi, Bruna Calabria, Carolina Almenara e Amanda Rocha; realização de testes rápidos de HIV e sífilis com a equipe de enfermagem do Hospital-Dia, além de medição de glicose e aferição de pressão arterial com os profissionais de enfermagem do PAM.

O tema abordado pelo médico José Roberto M. da Rocha será “A importância da prevenção do câncer de mama” e os aspectos do trabalho desenvolvido junto aos pacientes e acompanhantes será alvo da palestra ministrada pela assistente social Lucinéa Câmara, da ONG Amigas da Mama.

“A cada ano aumentam os casos de câncer entre as mulheres, por isso a importância de promovermos eventos de conscientização, de trazermos à tona o debate em torno desse assunto. A prevenção é o que aumenta, e muito, as chances de cura, que podem chegar a 95% dos casos, se a mulher se cuidar regularmente”, explicou Milceli Galvão, administradora do PAM.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal de células da mama, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários, e que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama e alguns têm desenvolvimento mais rápido, enquanto outros são mais lentos.

Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. São 1,38 milhão de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

 

 

Fonte Prefeitura de Cabo Frio





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *