CABO FRIO – Prefeitura promove demolição de imóvel na orla do Peró

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

A coordenadoria de Assuntos Fundiários da Secretaria de Desenvolvimento demoliu, na manhã desta quinta-feira (01), um depósito de bebidas situado na Orla da Praia do Peró, Cabo Frio, que apresentava risco de queda, abandonado há anos e que vinha sendo alvo de diversas denúncias dos moradores locais.

Os fiscais Fundiários compareceram ao local para uma primeira avaliação, constataram a precariedade do imóvel e, por se tratar de área particular, com cerca de 1.300 m² que, durante a alta temporada é usado como estacionamento, solicitaram uma diligência da Defesa Civil sobre as condições da edificação. O boletim confirmou a precariedade da edificação e foi atestado pelo parecer do engenheiro, que apontou risco de desabamento, pela existência de rachaduras nas paredes, arqueamento do teto, infiltração acentuada e outros danos estruturais.

De posse do parecer técnico, a Prefeitura de Cabo Frio abriu processo administrativo para deliberar sobre a situação e, baseado no interesse público e da coletividade, foi decidida a demolição do imóvel. O proprietário foi notificado, compareceu ao local e foi intimado a demolir a construção no prazo de 24 horas. Como nada foi feito, a Prefeitura assumiu a ação demolitória. Após o término da ação, serão calculados os custos da demolição para futura responsabilização do proprietário.

Na ação de demolição, a coordenadoria de Assuntos Fundiários contou com o auxílio da Secretaria de Agricultura, Comsercaf, Guarda Municipal e coordenadoria do Meio Ambiente.

“A demolição desse imóvel é benéfica para a cidade em vários aspectos. Primeiro porque evita acidentes aos cidadãos cabo-frienses e turistas, bem como a ocorrência de crimes. Segundo, porque devolve à Praia do Peró parte de seu aspecto natural, já que a construção se encontrava em local privilegiado da orla. Além disso, nossa praia fica mais bonita para ostentar a sua Bandeira Azul sem a presença de uma verdadeira ruína”, afirmou o coordenador de Assuntos Fundiários da Secretaria de Desenvolvimento, Ricardo Sampaio.

Para o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria da Cidade, Mario Flavio Moreira, a ação, além de necessária, reforça o esforço da prefeitura em proporcionar todos os requisitos possíveis para a manutenção da Certificação Bandeira Azul da Praia do Peró.

“Era uma construção que, literalmente, denegria a imagem da orla do Peró. A demolição veio em muito boa hora, pois estamos prestes a realizar a cerimônia do hasteamento da Bandeira Azul. Além de deixar a praia muito mais bonita, essa ação evita que as pessoas que se utilizavam do local para o consumo de drogas, eventualmente, viessem a incomodar, ainda mais, o cotidiano dos frequentadores”, comemorou.

 

Fonte ASCOM/Prefeitura de Cabo Frio





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *