CARNAVAL 2016 – Foliões fazem festa de paz no segundo dia de carnaval em São Pedro da Aldeia

EVENTOS SÃO PEDRO DA ALDEIA

O segundo dia de folia em São Pedro da Aldeia começou cedo, antes do meio dia os foliões já se concentravam em pontos de encontro para curtir os blocos. Para este sábado (7), 9 blocos saíram pelas ruas da cidade aldeense, trazendo muita alegria, paz e amor aos que participavam. Este ano, o tema central dos enredos foi as olimpíadas e cada compositor trouxe para o trio suas interpretações.

Carnaval em São Pedro da Aldeia          

Dois blocos arrastaram uma multidão na Praia da Pitória. Os foliões, que acompanhavam o primeiro bloco, “Unidos da Pitória”, cantavam o enredo na “ponta da língua”.

“Como todo ano arrebentamos! Ficamos o ano todo preparando o dia de hoje e foi tudo muito bonito. Mesmo sem recursos fizemos nosso papel, o apoio da Prefeitura chega em hora certa para nos ajudar”, disse o diretor do bloco, Hilter Marques.

O segundo bloco, “Esquenta na Folia”, atravessou a orla da Praia da Pitória com muita alegria. Os seguidores do trio receberam cópias do enredo para cantar junto. Embalados por uma bateria com cerca de 30 pessoas a praia parou para ver os foliões passarem. O bloco também homenageou o mestre de bateria, Caxias, que leva o nome da cidade da Baixada Fluminense, onde viveu.

“Me inspirei nas olimpíadas, mas colocamos uma homenagem ao grande mestre de bateria Caxias. Espero que segunda-feira seja muito melhor que hoje”, disse Joel Teixeira, compositor do enredo.

                Nos intervalos da passagem do trio, o cantor Adriano dos Teclados, animava e coloca todos para dançar no palco principal montado bem em frente à Igreja de São Pedro.

                A praia do Sudoeste também recebeu uma multidão de moradores e turistas que seguiram o trio para brincar o carnaval. Muitas crianças e fantasias inusitadas desfilaram acompanhando os blocos “Aperta que dá” e “Vai quem quer”.

                As crianças tiveram sua própria festa na Praça da Matriz, a Matinê Infantil, fez os pequenos dançarem e também arrastou os pais para a brincadeira. Na tenda da Matinê, atividades como desenho, pintura e recorte e cole poderiam ser feitas pela criançada. Para maior segurança dos foliões infantis, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos montou um stand, que distribuiu pulseiras de identificação.

                A equipe da Guarda Municipal monitorou o trânsito por todo o município para que ninguém tivesse problemas em pular o carnaval. Em cada ponto de concentração dos blocos, as equipes de postura fiscalizavam o uso dos espaços públicos garantindo a ordem.

                O tradicional bloco dos Bonecões desfilou pela avenida do centro da cidade. Este ano fez uma homenagem à Secretária de Turismo, Cultura e Lazer, Sandra de Badú.

                Ponta do Ambrósio montou uma animada tenda exclusiva para quem adquiriu o abada. Um DJ conduziu e esquentou os foliões. Antes do bloco sair, o presidente, Vitinho, não continha a emoção.

“Eu acredito que segunda-feira vai ser muito melhor. Esperamos cerca de 1000 pessoas. Eu quero agradecer o apoio do Prefeito Chumbinho para realizar essa festa bonita”, disse Vitinho.

                O Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Esportes, Edmilson Bittencourt agradeceu às equipes municipais de trabalho pelo empenho em suas áreas para a festa ser um sucesso.

“Muito bom ver a cidade cheia de turistas e o mais importante é todos com muita alegria brincarem o carnaval. Espero que isso continue e que essa paz perdure. Esse envolvimento das nossas equipes de Saúde, Assistência Social, Serviços Públicos, Ordem Pública promoveram uma organização maravilhosa”, disse Edmilson.

                O último bloco da noite de sábado, homenageou os atletas da cidade aldeense. Com uma bateria com cerca de 25 pessoas. Segundo o fundador, Marcílio Bandeira, o prazer de participar do carnaval vem de família.

“Esse prazer passou de pai pra filho. Nós sonhamos com o carnaval e fazemos os outros sonhar junto. Ver nossa cidade fazer carnaval em meio à crise é muito bom! Agradecemos o apoio do Prefeito Chumbinho que nos ajudou a realizar esse sonho”, disse Marcílio.

                O Prefeito Cláudio Chumbinho também falou sobre a alegria em poder realizar a festa na cidade aldeense.

“Fico muito feliz em realizar um carnaval de paz! Receber turistas e proporcionar uma festa bonita é sentimento de dever cumprido. Estamos em crescimento e trabalhando na geração de emprego em São Pedro da Aldeia. A nossa equipe de administração do Governo tem sido séria, transparente e responsável para o desenvolvimento de São Pedro. Fico muito feliz em ver nosso trabalho ser reconhecido em outras cidades do estado do Rio de Janeiro”, disse Cláudio Chumbinho.

              A tenda da Saúde fez atendimentos simples, sem nenhuma gravidade e encerrou o expediente do sábado ao final das últimas atrações sendo elogiada por quem precisou de atendimento.

“Nós já participamos de carnaval em outras cidades, mas é a primeira vez que vejo uma estrutura tão boa assim. As enfermeiras nos trataram com dignidade, sem julgamentos. Eu estou impressionada com a qualidade dessas “meninas da Saúde”. Espero não precisar mais, mas se não for possível, sei que posso contar com um atendimento de alto nível. Parabéns São Pedro da Aldeia!”, disse Maria da Penha, moradora de Petrópolis.

Fonte Ascom/PMSPA