CARNAVAL 2019 – SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL ATRAI MILHARES DE FOLIÕES AO CENTRO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA

Milhares de foliões escolheram o centro de São Pedro da Aldeia para curtir a penúltima noite de Carnaval. Animando a segunda-feira (04) com muito pagode e axé, o grupo Paixão Nacional comandou a festa na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, e colocou o público para cantar músicas da atualidade e sucessos consagrados. As festividades também tomaram conta da Praia da Pitória e Praia do Sudoeste, além dos bairros Poço Fundo e Baixo Grande, com desfiles dos blocos de rua. O DJ Bruno Cardoso completou a festa no Centro. A programação do “CarnAldeia 2019” termina nesta terça-feira (05), com blocos de rua, matinê infantil, o tradicional bloco dos bonecões e show do grupo Tambores Urbanos.

O Prefeito Cláudio Chumbinho acompanhou de perto as festividades da segunda-feira. “Estamos chegando ao fim de mais um Carnaval de excelência. Agradeço a todas as pessoas que contribuíram para o sucesso desse evento e a todos que curtiram nossa festa com responsabilidade e respeito. Nossas atrações foram voltadas ao público de todas as idades, desde crianças até a melhor idade, garantindo o nosso já tradicional Carnaval da família”, afirmou.

A matinê organizada para a folia do público infantil foi um sucesso. A criançada participou de uma programação especial, com recreação, pintura facial, animação cultural e brincadeiras diversas, além de sorteio de brindes e concurso de fantasia. O espaço, que recebeu uma tenda coberta e ornamentada, divertiu os pequenos foliões das 19h às 22h.

O subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa, falou sobre o evento. “Nós nos empenhamos para realizar uma festa com muita segurança e alegria para todos os moradores e visitantes, além de oferecer uma programação diversificada para o público. Estamos muito satisfeitos com o resultado. Nós temos um Carnaval com qualidade e sem violência, com festas no centro, nas praias e nos bairros”, destacou.

O grupo Paixão Nacional abriu a programação no palco principal ao som de “Cheia de Manias”. Na sequência, “É bom demais”, “Out Door” e “Me Faz Feliz” fizeram o público cantar junto com Philippe Secco, Matheus de Sá e André D’Amato. Os hits “Péssimo Negócio”, “Ponto Fraco”, “Atrasadinha”, “Jenifer” e uma rendição especial de “Evidências” marcaram presença no show.

Vocalista do grupo, Philippe Secco falou sobre a terceira apresentação do Paixão Nacional no Carnaval aldeense. “É uma satisfação muito grande estar em São Pedro da Aldeia novamente, nessa festa que proporciona alegria para todos. O Paixão só tem a agradecer à Prefeitura de São Pedro da Aldeia por, mais uma vez, estar confiando essa festa a nós”, ressaltou.

O repertório preparado pelo grupo fez todo mundo dançar e cantar grandes sucessos do pagode e axé, como “Quando a Gente Ama”, “Pela Vida Inteira”, “Eva”, “Segure o Tchan” e “Xote da Alegria”, entre outros. Os sucessos do grupo Mamonas Assassinas, “Pelados em Santos” e “Vira-vira”, também fizeram parte da setlist. Antes do show chegar ao fim, o Paixão Nacional recebeu no palco Davi Silva. O morador do bairro Rua do Fogo cantou a música “Fulminante”, de Mumuzinho, que o fez viralizar na internet, e “Tá Escrito”, do Revelação.

A alegria da festa de momo contagiou, ainda, os bairros aldeenses. A folia na Praia da Pitória, no bairro Porto da Aldeia, teve início no período da tarde com a apresentação do cantor Adriano Marques e o desfile do tradicional bloco de arrasto “Unidos da Pitória”, que coloca moradores e turistas para dançar há mais de 15 anos. No Poço Fundo, quem comandou a festa foi o bloco “Do Sol”, que percorreu as ruas do bairro. O agito na Praia do Sudoeste ficou por conta do “Aperta que Dá”, seguido pelo bloco “Vai Kem Ker”.

Os foliões do bairro Baixo Grande curtiram a festa comandada pelo bloco “Poeira”, que animou a população pelo segundo dia consecutivo. Único bloco a desfilar no Centro, o “Gago Folia” arrastou dezenas de foliões pelas ruas da cidade. “Essa foi a 7ª edição do bloco, estava lotado, desde a concentração até o desfile, e todo mundo muito animado”, comentou o presidente do “Gago Folia”, Ramon Gago.

A Secretaria de Saúde conta com uma estrutura coberta e profissionais à disposição na Praça da Matriz para garantir o pronto-atendimento médico aos foliões. Contando com o apoio da equipe de Riscos e Desastres da Cruz Vermelha, o espaço conta com técnicos em enfermagem, enfermeira, médico, maqueiro, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais, além de uma ambulância de plantão. A Coordenação do Programa Saúde na Escola entregou material informativo, voltado aos pequenos foliões, sobre prevenção à dengue. A secretária da pasta, Francislene Casemiro, também prestigiou a festa.

Moradora do município de Cabo Frio, Edna Soares curtiu o “CarnAldeia” ao lado do marido e dos filhos, de 3 e 6 anos de idade. “Essa é a primeira vez que venho aproveitar o Carnaval de São Pedro da Aldeia e estou encantada com a festa, principalmente com esse espaço especial para as crianças. Voltarei com a família nos próximos anos, sem dúvidas”, disse.

Garantindo o suporte operacional das festividades, o esquema de segurança contou com as equipes da Guarda Municipal e Ambiental, Defesa Civil, Fiscalização de Posturas, além do apoio da Polícia Militar e bases estratégicas nas Praças Agenor Santos, a Praça da Matriz, e Dr. Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão. “Nós estamos trabalhando com cerca de 35 homens no período noturno todos os dias e, graças a Deus, tem sido tudo muito tranquilo. Não tivemos nenhuma confusão, nem briga”, destacou a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves.

Profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também atuam nos dias de Carnaval, das 18h30 às 23h, na campanha preventiva “S.O.S Crianças”. Instalada próximo ao palco, a tenda oferece atendimento para a colocação de pulseiras coloridas de identificação, além da distribuição de folhetos. A Secretaria de Serviços Públicos também está atuando durante a festa de momo, com serviços de varrição e lavagem das ruas.

Confira a programação para o último dia do “CarnAldeia 2019”:

· TERÇA-FEIRA 05/03

12h30 – Piranhas (Praia da Pitória)

15h30 – Ipê (Praia da Pitória)

18h – Império (Praia do Sudoeste)

19h – Matinê Infantil (Praça Agenor Santos/Centro)

20h – Bloco dos Bonecões (Casa da Cultura/Centro)

21h – Poeira (Baixo Grande)

Atração no palco: Tambores Urbanos

 

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Gabrielly Costa