CARNAVAL 2019 – SHOWS E BLOCOS DE RUA SÃO DESTAQUES DO SÁBADO DE CARNAVAL EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O segundo dia do CarnAldeia 2019, neste sábado (02), foi marcado por muita folia, shows e desfile de blocos carnavalescos em São Pedro da Aldeia. A programação começou à tarde na Praia da Pitória, no Porto da Aldeia, com desfile de blocos, show e aulão de dança. Na Praia do Sudoeste e nos bairros Poço Fundo, Ponta do Ambrósio e Baixo Grande a saída de blocos levou alegria e muita música aos foliões. Já no Centro da cidade, a primeira noite da matinê infantil ofereceu animação cultural, diversão, concurso de fantasia e brincadeiras para a criançada. Uma das atrações mais aguardadas, o tradicional Bloco dos Bonecões terminou sua primeira noite de desfile com sucesso, homenageando figuras da história do carnaval aldeense. Encerrando as atrações do sábado, a mistura de ritmos do Grupo Me Leva Aí agitou a multidão na Praça Agenor Santos com uma seleção de hits consagrados e sucessos do Carnaval. O CarnAldeia segue até a próxima terça-feira (05), com programação nas praias, nos bairros e no Centro.

Acompanhando toda a programação, o secretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa, falou sobre as atrações da folia aldeense. “A abertura do nosso Carnaval foi considerada a melhor da Região dos Lagos e nós queremos manter esse padrão. O nível da nossa festa está muito bom, com uma programação de muita qualidade, com estrutura de segurança, integração entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar, Saúde, Assistência Social, Cruz Vermelha. Tudo dentro do que planejamos, um carnaval de família, com muita diversão e sem violência. E hoje com os Bonecões, que é o tradicionalíssimo bloco de São Pedro da Aldeia, com a matinê das crianças já funcionando, a nossa festa será completa até a terça-feira”, disse.

A folia dos blocos de arrasto contagiou os banhistas e foliões nas praias da cidade. Na Praia da Pitória, no bairro Porto da Aldeia, a diversão teve início com o desfile do Unidos da Pitória, fundado há mais de 15 anos. Sob o comando do compositor Joel Teixeira, o bloco percorreu a principal avenida do bairro, acompanhando pelo trio elétrico, ao som de cavaquinhos, tambores, tamborins, surdos e repeniques que fizeram todo mundo dançar e cantar.

Em seguida, foi a vez do Esquenta na Folia animar a praia. Completando 10 anos de existência, o bloco homenageou o seu presidente e intérprete, José Carlos Vincler, com o enredo “Quem é esse presidente, puxador de samba e compositor”. A folia foi regada a muita música, sob o comando do cavaquinho, surdos, repiques, caixas, chocalhos e tamborins.

Na orla da praia, a programação da tarde também contou com show de Adriano Marques e aulão de dança mix gratuita. Abrindo o Carnaval na Praia do Sudoeste, o desfile do Aperta Que Dá homenageou a intérprete do bloco, Mariana Machado, falecida no ano passado, com o enredo “Mariana se foi a cantar”. No Boqueirão, o tradicional Vai Kem Ker, fundado em 1969, este ano exaltou a alegria do Carnaval, a Lagoa e a figura do Pescador.

No estilo micareta, a alegria e a criatividade da folia de rua invadiram o Poço Fundo com a passagem do bloco Pilantras, sob o comando do cantor Adriano Marques, acompanhado do trio elétrico. Na Ponta do Ambrósio, houve saída do bloco Vai Quem Quer e, no Baixo Grande, o Azul e Branco desfilou na Rua Amélio Soares dos Santos. Este ano, a programação no Baixo Grande contou, ainda, com palco fixo e show com grupo de pagode. No Centro da cidade, o tradicional bloco Os Camisolas, fundado em 1932, homenageou a Tailândia, com foliões a caráter.

Uma das atrações mais aguardadas do carnaval aldeense, o tradicional Bloco dos Bonecões arrastou uma multidão nas principais avenidas do Centro em sua primeira noite de desfile. Homenageando personalidades que marcaram a história do carnavalesca da cidade, entre compositores, músicos, professores e outros, o bloco fez sucesso por onde passou, chamando a atenção com bonecos gigantes, no estilo de Olinda (Pernambuco). Entre os nomes representados estão Zezé Temporão, Lema, Luiz Santos, Antonio Garcia, Jancerino, Rubinho, Décio Coroa, Coraci, Nilda, Brasa, Borrachinha, Mirtes e Badu. A novidade, este ano, foi a participação da banda sinfônica Nilda Felizardo (Comnife), composta por músicos voluntários integrantes de uma entidade social do município. No repertório, marchinhas, sambas-enredo e canções da Música Popular Brasileira (MPB).

Na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, não faltou diversão para a criançada. O Carnaval para os mini-foliões foi garantido com a matinê infantil, que ofereceu uma programação especial para o público infantil. As atividades incluíram recreação, pintura facial, animação cultural, brincadeiras diversas, sorteio de brindes e concurso de fantasia, com direito a premiação simbólica para o primeiro, segundo e terceiro lugar feminino e masculino. Ao todo, serão quatro dias de matinê, até a próxima terça-feira (05), das 19h às 22h.

De Santa Isabel, São Gonçalo-RJ, a funcionária pública Sabrina Rodrigues levou a filha, Marina, de quatro anos, para curtir a matinê neste sábado e fez questão de elogiar a festa. “Essa é a primeira vez que eu venho com a minha família curtir o Carnaval em São Pedro da Aldeia e posso dizer que me surpreendi. Eu estou maravilhada com o que vi, não imaginava que a cidade tinha uma estrutura tão boa. Ter um espaço infantil como esse, onde se vê muitas famílias reunidas, sem muvuca, é muito bom e vale muito a pena. Eu e meu esposo sempre procuramos um lugar como esse, em um ambiente bem familiar, e foi o que encontramos. Nos sentimos seguros e estamos felizes por ter escolhido essa cidade para o Carnaval. Com certeza voltaremos”, destacou.

Voltada à segurança do público infantil, a Prefeitura também disponibilizou uma tenda para a realização da campanha preventiva “S.O.S. Crianças”. O espaço, instalado próximo ao palco principal, oferece atendimento a crianças para colocação de pulseiras coloridas de identificação, além da distribuição de folhetos e informações de utilidade pública. O serviço vai funcionar até a próxima terça-feira (05), das 18h30 às 23h, sob o comando de profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Visando garantir todo o suporte para o pronto-atendimento médico aos foliões, a Secretaria de Saúde também instalou uma estrutura coberta com profissionais à disposição até a próxima terça-feira (05), das 20h às 2h. A equipe é composta por técnicos em enfermagem, enfermeira, médico, maqueiro, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais, além de uma ambulância de resgate de plantão. O serviço conta com o apoio da equipe de Riscos e Desastres da Cruz Vermelha com foco em atendimentos pré-hospitalares.

Encerrando com chave de ouro a programação de sábado, o show principal ficou a cargo do Grupo Me Leva Aí. A banda, composta por Junior (surdo), Lekinho (tantan), Tomás (violão), Leandro Bop (cavaco) e Wagner Manabu (vocal), comandou a multidão de foliões do Centro da cidade com uma seleção de sucessos, novos e consagrados.

“Para nós é maravilhoso estarmos aqui comandando a festa para o público de São Pedro da Aldeia e região. A cada ano o Carnaval da cidade evolui e nós vemos a organização da equipe. O Prefeito Cláudio Chumbinho está de parabéns por essa festa. Agradeço mais uma vez a ele, ao subsecretário Thiago e a todos que nos deram mais essa oportunidade de estarmos fazendo mais esse grande show. Nosso último evento foi o Réveillon e para nós é muito gratificante podermos voltar. Preparamos um repertório com muito pagode, axé, samba-enredo e o melhor do Carnaval. Queremos levar alegria e a maior animação possível para todos”, ressaltou o vocalista pouco antes de subir ao palco.

No setlist estiveram sucessos como “Eu Mereço Ser Feliz”, “Clareou (Deus É Maior)”, “Me desculpe a franqueza”, “Levada Louca”, “Maimbê Dandá”, “Atrasadinha”, “Pra você acreditar”, “Anna Julia”, “Caranguejo”, além da nova música de trabalho do grupo “Faz Um Pit Stop”, que fizeram todo mundo dançar, pular e cantar. O show contou, ainda, com a participação especial do cantor convidado Davi Silva, o Davizinho. Morador do bairro Rua do Fogo, o jovem de 18 anos viralizou na Internet com a música “Fulminante”, de Mumuzinho.

“Eu não esperava fazer essa participação hoje, fiquei muito feliz. Sou nascido e criado em São Pedro da Aldeia, essa é a minha cidade. Vim para curtir o Carnaval, está tudo muito bonito, o Prefeito está de parabéns. Espero poder voltar mais vezes”, comentou o cantor. Além de sonorização e sistema de iluminação, durante toda a noite o palco principal contou com a presença do DJ Bruno Cardoso.

Durante toda a noite, equipes da Guarda Municipal e Ambiental, Defesa Civil e Fiscalização de Posturas estiveram de plantão. O esquema operacional de segurança contou também com o apoio da Polícia Militar e baseamentos estratégicos nas Praças Agenor Santos (Praça da Matriz) e Dr. Plínio de Assis Tavares (Praça do Canhão). Além do subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa, também estiveram presentes a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves; o diretor da Defesa Civil, Marcus Dothavio; o Chefe de Gabinete, Fernando Chaves; o comandante da 2ª Companhia do 25° Batalhão da Polícia Militar, Capitão Ortega, entre outras autoridades.

Confira a programação de blocos de rua e atrações musicais do “CarnAldeia” 2019:

· DOMINGO 03/03

11h – Carrapeta (Baixo Grande)

12h30 – Piranhas (Praia da Pitória)

15h30 – Ipê (Praia da Pitória)

15h – Samba Solto (Porto da Aldeia, concentração sem desfile)

18h – Pesquei na Proa e Virei Piranha (Praia do Sudoeste)

19h – Poeira (Baixo Grande)

19h – Matinê Infantil (Praça Agenor Santos/Centro)

20h – Bloco dos Bonecões (Casa da Cultura/Centro)

21h – Boi Bandido (Poço Fundo)

00h – CarnaGay (Centro)

Atração no palco: Banda Aquarela

· SEGUNDA-FEIRA 04/03

13h – Unidos da Pitória (Praia da Pitória)

15h – Do Sol (Poço Fundo)

17h – Aperta que Dá (Praia do Sudoeste)

19h – Vai Kem Ker (Praia do Sudoeste)

19h – Matinê Infantil (Praça Agenor Santos/Centro)

22h – Poeira (Baixo Grande)

00h – Azul e Branco (Baixo Grande)

00h – Gago Folia (Centro)

Atração no palco: Grupo Paixão Nacional

· TERÇA-FEIRA 05/03

12h30 – Piranhas (Praia da Pitória)

15h30 – Ipê (Praia da Pitória)

18h – Império (Praia do Sudoeste)

19h – Matinê Infantil (Praça Agenor Santos/Centro)

20h – Bloco dos Bonecões (Casa da Cultura/Centro)

21h – Poeira na Pomba (Baixo Grande)

Atração no palco: Tambores Urbanos

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Raira Morena


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *