CISOP – Doenças que podem surgir nas crianças com a chegada do verão

Entre as principais doenças que as crianças apresentam no verão, podemos destacar as conjuntivites, otites externas, insolação e doenças de pele.
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. A conjuntivite viral é altamente contagiosa, frequente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para que não se transforme em epidemia. Aos sinais e sintomas iniciais (hiperemia, secreção, congestão local, sensação de corpo estranho, prurido); iniciar também o isolamento local e a procura imediata do oftalmologista.

Oftalmologista Dr. Antônio Ferreira

Insolação é o mal-estar causado pela ação direta e prolongada do sol e do calor em uma pessoa. Pode ocorrer quando a criança passa muito tempo em um ambiente com sol.
Otite externa é uma infecção no canal auditivo externo, que pode acometer desde a porção mais externa da membrana do tímpano até o pavilhão auricular comumente chamado de orelha. O acúmulo de água no canal auditivo é a principal causa de otite externa, uma vez que o ambiente úmido auxilia o crescimento bacteriano.
Como prevenir essas doenças do verão?
O cuidado com a saúde deve acontecer o ano todo, seguindo sempre o calendário de vacinas e as consultas periódicas ao pediatra, porém no verão temos que tomar alguns cuidados específicos, como por exemplo: Usar sempre protetor solar (em crianças acima de seis meses), não expondo a criança ao sol durante longo períodos. Evitar o sol das 10 às 16h.

Pediatra Juliana Lobo Ferreira

Oferecer bastante líquido e atentar-se à qualidade da água e ao preparo dos alimentos oferecidos, comendo apenas em lugares confiáveis e com higiene adequada dos alimentos.
Não deixar a criança com roupas úmidas por um longo período e realizar uma higiene corporal adequada.
Evitar locais fechados, aglomerados e muito abafados.

No CISOP você pode agendar consultas com o oftalmologista Dr. Antônio Ferreira e a pediatra Juliana Lobo Ferreira. Rua Francisco dos Santos, nº 81, sl 304 – Centro, São Pedro da Aldeia – Agende uma consulta pelo telefone (22) 2627-6024 ou (22) 98858-3587 WhatsApp.

Fonte – blog.drconsulta.com