CISOP – Doenças que podem surgir nas crianças com a chegada do verão

CIDADES PARCEIROS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Entre as principais doenças que as crianças apresentam no verão, podemos destacar as conjuntivites, otites externas, insolação e doenças de pele.
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. A conjuntivite viral é altamente contagiosa, frequente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para que não se transforme em epidemia. Aos sinais e sintomas iniciais (hiperemia, secreção, congestão local, sensação de corpo estranho, prurido); iniciar também o isolamento local e a procura imediata do oftalmologista.

Oftalmologista Dr. Antônio Ferreira

Insolação é o mal-estar causado pela ação direta e prolongada do sol e do calor em uma pessoa. Pode ocorrer quando a criança passa muito tempo em um ambiente com sol.
Otite externa é uma infecção no canal auditivo externo, que pode acometer desde a porção mais externa da membrana do tímpano até o pavilhão auricular comumente chamado de orelha. O acúmulo de água no canal auditivo é a principal causa de otite externa, uma vez que o ambiente úmido auxilia o crescimento bacteriano.
Como prevenir essas doenças do verão?
O cuidado com a saúde deve acontecer o ano todo, seguindo sempre o calendário de vacinas e as consultas periódicas ao pediatra, porém no verão temos que tomar alguns cuidados específicos, como por exemplo: Usar sempre protetor solar (em crianças acima de seis meses), não expondo a criança ao sol durante longo períodos. Evitar o sol das 10 às 16h.

Pediatra Juliana Lobo Ferreira

Oferecer bastante líquido e atentar-se à qualidade da água e ao preparo dos alimentos oferecidos, comendo apenas em lugares confiáveis e com higiene adequada dos alimentos.
Não deixar a criança com roupas úmidas por um longo período e realizar uma higiene corporal adequada.
Evitar locais fechados, aglomerados e muito abafados.

No CISOP você pode agendar consultas com o oftalmologista Dr. Antônio Ferreira e a pediatra Juliana Lobo Ferreira. Rua Francisco dos Santos, nº 81, sl 304 – Centro, São Pedro da Aldeia – Agende uma consulta pelo telefone (22) 2627-6024 ou (22) 98858-3587 WhatsApp.

Fonte – blog.drconsulta.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *