DESTAQUE – São Pedro da Aldeia ocupa 1º lugar no ranking estadual do Programa Cidades Empreendedoras

CIDADES POLITICA REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

São Pedro da Aldeia segue avançando nas ações do Programa Cidades Empreendedoras. O município aldeense alcançou a marca de 58822 pontos e garantiu o primeiro lugar no ranking do projeto. O índice foi alcançado após o lançamento de novas evidências no game, durante mais um encontro de acompanhamento do comitê gestor, promovido nesta sexta-feira (20) pela Prefeitura e o Sebrae/RJ. Ao todo, 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro participam do Programa, que visa a criação e implantação de políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas.

Foto: Renato Fulgoni

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, agradeceu a presença e o empenho de todos. “Estávamos em primeiro lugar no nosso último encontro, depois passamos para terceiro e agora voltamos a liderar o ranking. Nós contamos com a união, dedicação e profissionalismo de todos para que São Pedro da Aldeia seja uma cidade empreendedora não somente no papel, mas também nas ações”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

A reunião de acompanhamento foi conduzida pela consultora do Sebrae/RJ Adriana Barreto, que apresentou um plano de ação e falou sobre os trabalhos de consultoria que estão sendo realizados em São Pedro da Aldeia, além dos avanços feitos pelo município dentro da temática trabalhada. Foram abordadas questões sobre a desburocratização, regulamentação de decretos, treinamento de sistemas, Sala do Empreendedor, agricultura familiar, educação empreendedora, dentre outras.

Foto: Renato Fulgoni

Coordenadora regional do Sebrae, Ana Claudia Vieira destacou o empenho do comitê gestor e dos agentes de desenvolvimento na execução das ações propostas. “O ranking é uma forma de estimular os participantes, São Pedro da Aldeia tem evoluído muito com as ações do ‘Cidades Empreendedoras’ e todas as evidências disso são lançadas no sistema. Nós acreditamos que bons resultados virão pela frente, ao decorrer do programa”, declarou.

Foto: Renato Fulgoni

O encontro também abordou o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora nas escolas municipais, uma das metas do Programa. Secretário de Educação, o professor Walzi Sampaio comentou a iniciativa. “Acredito muito no impacto educacional desse projeto, que é belíssimo”, salientou. 

Foto: Renato Fulgoni

Destaque pela gestão comprometida com o desenvolvimento econômico da cidade, São Pedro da Aldeia foi escolhida pelo Sebrae/RJ para representar a Região dos Lagos no Programa. Buscando melhorar o ambiente empresarial das regiões, cada município escolhido criou um comitê gestor para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas no território.

O “Cidades Empreendedoras” funciona em formato de game, em que os municípios competem em tempo real e são classificados por seu desempenho. Também estiveram presentes no encontro os agentes de desenvolvimento da cidade, os secretários municipais e representantes das pastas, além de representantes do Sebrae/RJ.

Foto: Renato Fulgoni

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *