EDUCAÇÃO – Alunos aldeenses participam de feira de ciências municipal

REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realizou na terça-feira (19) a terceira edição da Feira de Ciências de São Pedro da Aldeia (FECISPA), que reuniu todas as escolas de 2º segmento do município. O evento foi realizado na Escola Municipal Professora Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João, e contou com a exposição de trabalhos de ciência produzidos por alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal. O secretário da pasta, Evaldo Bittencourt, acompanhou as atividades do dia.

Os trabalhos expostos durante o evento foram selecionados nas feiras de ciências realizadas nas próprias unidades escolares. Os projetos concorreram nas categorias Escolas Públicas de 6º e 7º ano e Escolas Públicas de 8º e 9º ano. Os três melhores projetos de cada categoria foram premiados com medalhas e troféus.

Os projetos apresentados ao público foram analisados por uma comissão julgadora instituída pela Secretaria de Educação. Coordenadora de Ciências, Catia Lira explicou o processo de avaliação. “Cada categoria tem uma comissão formada por três avaliadores, que analisaram itens como criatividade, inovação, relevância do tema, organização do stand e interação do grupo. Foram dadas notas de 05, 10, 15 e 20; o somatório final definiu os vencedores”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, a FECIASPA tem temática aberta para incentivar a investigação científica, despertar vocações e estimular o trabalho coletivo. A Feira municipal tem como objetivo promover a elaboração e apresentação de projetos científicos desenvolvidos pelos estudantes da rede, além de incentivar a construção do conhecimento de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada. Confira abaixo a lista dos projetos e escolas campeões:

Categoria 1 – Escolas Públicas de 6º e 7º ano

1° lugar – “Condensador”
E.M. Vidal de Negreiros (Alecrim)
2º lugar – “Alimentos transgênicos”
E.M. Francisco Paes de Carvalho Filho (Boqueirão)
3º lugar – “Mix caseiro”
E. M. Profª Maria da Glória (Praia Linda)

Categoria 2 – Escolas Públicas de 8º e 9º ano

1º lugar – “Energia eólica”
E. Mz. Lucinda Franciscone Medeiros (Porto do Carro)
2º lugar – “Interação tecnológica para sustentáveis”
E. M. Vidal de Negreiros (Alecrim)
3º lugar – “Projeto Caseiro”
NESPE (Estação)

Fonte Ascom/PMSPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *