ENTREVISTA EXCLUSIVA – a Fonoaudióloga Deysi Marano fala sobre desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança

ARARUAMA CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Os pais podem ajudar no desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança. O dia-a-dia é muito rico em situações que favorecem a comunicação e o desenvolvimento da linguagem. Os pais precisam saber como aproveitar essas oportunidades. Renato Cosme Fulgoni conversou com a Fonoaudióloga Deysi Marano.


Renato Cosme Fulgoni – Qual a diferença entre Dificuldade na Fala e Dificuldade na Linguagem?

Deysi MaranoA dificuldade na fala em crianças pode vir caracterizada basicamente por trocas, distorções e omissões de letras de forma sistemática ou assistemática. Já a dificuldade de linguagem pode apresentar oralmente ou na escrita. Com características de trocas e/ou omissões de letras, dificuldade em contar fatos, dificuldade em compreender uma estória.

Renato Cosme Fulgoni – Uma criança com dificuldades de linguagem pode pronunciar as palavras corretamente, mas não ser capaz de unir mais de duas palavras. Nesses casos, o que é recomendado para os pais?


Deysi Marano É importante sempre estimular a linguagem da criança, através de leitura de estórias, cantar músicas infantis, e falar corretamente com frases curtas e simples.

Renato Cosme Fulgoni – Os atrasos no desenvolvimento da fala e da linguagem podem ser atribuídos a muitas causas. Como identificar esse atraso?


Deysi MaranoBasicamente os pais começam a perceber que seus filhos estão atrasados em relação aos amigos da escola ou outras crianças do convívio. Em alguns casos, a escola é a primeira a sinalizar o problema é encaminhar para a fono.

Agora com atendimento em São Pedro da Aldeia toda segunda-feira na Rua Francisco dos Santos Silva,n 71, Centro, sala 107.

Em Araruama, toda terça, quarta e quinta-feira na Rua República do Chile, 240/102, Centro

Agende sua consulta pelo WhatsApp (22) 99283-4777

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *