ESPORTE – Torneio Estadual de Muay Thai é sucesso em São Pedro da Aldeia

CIDADES ESPORTE EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

As competições do Torneio Estadual de Muay Thai mobilizaram os amantes de artes marciais em São Pedro da Aldeia no último fim de semana. Centenas de pessoas se reuniram na Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro, para acompanhar o evento. Realizado pela Federação Nacional de Muay Thai (FNMT), com chancela da WKF Brasil, a competição promoveu dez lutas e entregou quatro títulos estaduais. O público, formado por pessoas de todas as idades, apoiou os atletas e vibrou com os confrontos. Dentre os vencedores da noite, destaque para a última luta que resultou na vitória de Dionny Bravo, um dos agentes da Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia.

Foto: Renato Fulgoni

O evento contou com o apoio da Prefeitura aldeense, além da presença dos subsecretários de Esporte e Lazer, Thiago Costa, e de Turismo, Luiz Carlos Rocha. Uma luta de apresentação dos juvenis Matheus e Artur, que receberam certificado de participação da FNMT e medalhas, marcou o início do Torneio. Em seguida, a organização do evento agradeceu o apoio dado pela Subsecretaria Municipal de Esporte e Lazer homenageando o subsecretário da pasta.

Foto: Renato Fulgoni

“A satisfação em apoiarmos mais um evento de sucesso em São Pedro da Aldeia é grande. Não estamos aqui para incentivar a violência, mas sim a prática esportiva. O Muay Thai, como diversas modalidades, é capaz de mudar a vida dos seus atletas, fomentando questões como foco e disciplina. O Torneio foi muito bacana e reuniu pessoas de todas as idades. Parabenizo a todos os competidores, em especial o Guarda Nunes, que garantiu a última vitória da noite”, disse o subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa.

Foto: Renato Fulgoni

O primeiro vencedor da noite saiu do confronto entre Matheus, de São Pedro da Aldeia, e Rafael, de Saquarema. Com o encaixe de um golpe considerado perfeito pela comissão técnica, o atleta Rafael garantiu a vitória por nocaute. Em seguida, foi a vez de Igor Dias e William Gonçalves entrarem no ring. Após três rounds, William sagrou-se campeão por pontuação.

Foto: Renato Fulgoni

Para o presidente da Federação Nacional de Muay Thai, Marcelo Cerqueira, o evento ofereceu um belo espetáculo e foi uma oportunidade das pessoas conheceram um pouco mais da modalidade. “Nosso objetivo foi classificar e preparar os atletas para o Brasileiro, que acontece em novembro. Nosso trabalho é realizado em cima da base, do amador, para que esses lutadores possam chegar ao melhor nível possível. Fiquei muito feliz com a receptividade da Subsecretaria de Esporte, que não mediu esforços para a realização desse evento. Agradeço ao Prefeito Cláudio Chumbinho e ao subsecretário Thiago pelo apoio. Foi um sábado de alegria para os participantes e, assim, vamos galgando nosso espaço e nosso público”, declarou.

Foto: Renato Fulgoni

A torcida presente vibrou bastante na luta entre Josias Santos e Weliton Baiano. O atleta Josias tomou iniciativa da luta, mas foi desclassificado por aplicação de técnica irregular após ser penalizado três vezes. Vitória por desclassificação de Weliton Baiano. “Comecei a praticar o esporte e fui gostando cada vez mais da arte. Alguns amigos que entraram no projeto do professor Fabiano comigo seguiram para outros caminhos, mas graças ao Muay Thai consegui estudar, trabalhar e ser respeitado onde eu moro. O projeto me ajudou muito, nós somos uma equipe de verdade”, afirmou o vencedor, morador do bairro Praia Linda.

Foto: Renato Fulgoni

O adversário da luta seguinte não compareceu, garantindo ao lutador Wesley Cristian a vitória por desistência. Dominando o confronto desde o primeiro round, Carlos Russo garantiu a medalha de ouro após Paulo Afonso desistir do sétimo confronto da noite. O primeiro título estadual da noite foi decidido entre Felipe Braga e Aleef Del Rei. Os competidores entregaram uma luta bastante acirrada, agitando o público presente e garantindo a vitória por pontos a Felipe Braga.

Foto: Renato Fulgoni

O segundo título estadual foi entregue ao atleta Ricardo Malta, que levou a melhor no confronto contra Gabriel Selvagem. “Nós que amamos o esporte temos que crescer cada dia mais. Pratico Muay Thai há dois anos e, graças a Deus, consegui alguns patrocínios, a quem agradeço hoje. Dedico minha vitória primeiramente a Deus, ao meu sobrinho que vem por aí, a minha família e amigos, além da torcida que me apoiou hoje”, comentou Ricardo.

Foto: Renato Fulgoni

Gabriel Marvim e Salvador Leandro promoveram uma excelente luta na busca pelo penúltimo título estadual da noite. Reconhecido no cenário de Muay Thai na região, a vitória de Salvador veio por nocaute. A noite do sábado acabou da melhor forma possível para o Guarda Municipal Nunes, que enfrentou Ronilson Teixeira na última disputa do torneio. Após cansar o adversário com uma sequência de golpes bem aplicados, Dionny Bravo levantou o troféu de campeão estadual.

Foto: Renato Fulgoni

“Foi uma honra representar minha instituição, a Guarda Municipal, dentro da minha cidade. O adversário era 20kg mais pesado do que eu e a altura dele também me atrapalhava a lutar. O treinamento foi puxado, mas com a minha preparação, foco e determinação, o apoio dos amigos da Guarda, a ajuda dos meus companheiros de treino da equipe Shotokan e meu personal trainer Sheik foi possível me consagrar campeão Estadual e conseguir a vaga para o Brasileiro”, destacou Dionny Bravo.

Foto: Renato Fulgoni

O Torneio Estadual foi seletiva para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que tem realização prevista para o mês de novembro. Promovida pela primeira vez em São Pedro da Aldeia, a competição recebeu atletas do Rio de Janeiro, Cabo Frio, Saquarema, Búzios e Iguaba Grande, além de representantes do município aldeense.


Fonte ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *