EVENTO – Festival da Sardinha de Búzios inicia nesta sexta-feira

BÚZIOS CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS

Inicia no próximo final de semana, dias 17,18 e 19 de agosto o 3º Festival da Sardinha – o evento gastronômico mais saudável de Armação dos Búzios. São mais de 40 pratos à base do peixe, rico em ômega três e muito abundante em nosso litoral. Entre eles, o ceviche, a torta, na brasa, caldos, tabule, kibe, pastel, hambúrguer, frita, tortelone e tantos outros que prometem deixar esta edição do festival ainda mais delicioso.

Na programação, shows musicais com bandas da região, atrações culturais, como a apresentação da Escola de Circo, abrindo o evento, e da Escola de Música Vila Lobos, no sábado. Simultaneamente a degustação dos deliciosos pratos, o público vai conhecer o artesanato local. Dez barracas serão instaladas pela Feira Livre Periurbana de Búzios, parceira do Festival. As lindas cerâmicas da artista plástica Christie Aleixo, a primeira mulher no Brasil a influenciar a presença feminina no skate, estão com exposição garantida.

OS PRATOS

Alguns expositores do 3º Festival, em sua maioria moradores nascidos em Búzios e com forte ligação com a pesca, já definiram seus pratos: Associação de Mulheres de Búzios – Sardinha à Portuguesa; Sandro Massas – Tortelone; Igreja Metodista de Manguinhos ; Waltinho – Bolinho; Bastidores – Pastel e sardinha na brasa; Raydna – Tabule e Ceviche; Sirley – Acarajé; Ana Maria –sardinha frita; Papi – Hambúrguer e Risoto; Deise – Torta de sardinha; Liane – Quibe e Panqueca; Priscila – Sardinha e tiras e torta salgada; e o Restaurante Enú, participando pelo segundo ano consecutivo, apresentando os pratos Temaki e Furai de sardinha.

A Associação de Mulheres de Búzios, entidade sem fins lucrativos que existe há mais de 20 anos com relevantes serviços prestados em defesa da mulher buziana, vai levar para o Festival a Sardinha a Portuguesa, acompanhada de arroz (semelhante à bacalhoada, mas feita com sardinha). Com a renda, a Associação de Mulheres pretende retomar o projeto “Casa da Mulher”, com a finalidade de proporcionar atendimento jurídico e psicológico à mulher vítima da violência.

O Festival da Sardinha vai oferecer também, sobremesas, vinhos e bebidas, como refrigerantes, sucos, caipirinhas e cervejas:

ACESSIBILIDADE E MEIO AMBIENTE

A Comissão Organizadora escolheu a Acessibilidade e o Meio Ambiente como temas de campanhas de conscientização. O atleta paraolímpico Anderson Dias, deficiente visual que preside a URECE, entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades culturais e esportivas para cegos, estará em Búzios para falar da importância do cumprimento do decreto nº 45.289, de 19 de junho de 2015. Esta Resolução Estadual, determina que todo estabelecimento (hotéis, bares, restaurantes e similares) deve disponibilizar pelo menos um cardápio em braille, “de forma a tornar efetivo o direito à informação às pessoas com deficiência visual”.

O tricampeão mundial de windsurf, com cinco olimpíadas no currículo, atleta brasileiro com maior número de medalhas em Jogos Pan Americanos, Ricardo Winicki Santos, o Bimba, vai estar presente para iniciar uma campanha de conscientização de combate à poluição dos oceanos por plásticos:

– É inacreditável a quantidade de plásticos que tenho observado. Pela primeira vez na minha vida, vi uma faixa de lixo em Búzios como na Baía de Guanabara, com mais de dois quilômetros de toneladas de lixo plástico – comentou Bimba.

Este evento é realizado fora da época do defeso da sardinha (15 de junho a 31 de julho), de acordo com norma do Instituto Brasileiro e dos Recursos Naturais Renováveis. O segundo período de defeso vai de 1 de novembro a 15 de fevereiro.

O 3º Festival de Sardinha é uma realização da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB) e da Prefeitura de Búzios, com apoio do empresariado local. Participe!

Fonte Assessoria da Prefeitura de Búzios






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *