EVENTO – II Festa Anual das Árvores em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS

O Cereall realizará evento gratuito com Eco Feira, Roda de Conversa e doação de mudas

 

Totalmente gratuita, de 24 a 29 de setembro, acontecerá em Cabo Frio a II Festa Anual das Árvores. Estão programadas diversas atividades para celebrar o Dia Nacional da Árvore e o início da Primavera no hemisfério Sul. O evento chamará à reflexão sobre a importância da preservação ambiental, estimulará o pensamento crítico sobre as conseqüências do desmatamento, da poluição e do consumo excessivo; e incentivará a proteção com atitudes simples que trazem benefícios à natureza. A iniciativa é do Restaurante Cereall Gourmet, que fica à Rua José Bonifácio, 28, no Centro.

Nesta edição o evento contará com Eco Feira, todos os dias, das 12 às 19 horas. O intuito é fomentar o comércio justo e a sustentabilidade, valorizando a produção local artesanal. Uma linha de alimentos saudáveis (pestos, molhos, caldas, licor, hommus e etc), peças especiais no Bazar Itinerante (uma forma de repensar a moda), variados objetos de decoração, uma linha de produtos eco materna, diversas soluções em reutilizações para o cotidiano, entre outras opções. Os expositores são: Jardim Vital, A Fila Andou, Chakra, Trama Inventiva, Espaço Luxúria, A&C Madeira Cia e Atelier Moendy Arte em Madeira.

Na terça, dia 25 de setembro, às 17 horas, o público poderá participar da Roda de Conversa com ativistas e profissionais da área ambiental. Os convidados são: a psicopedagoga Glaucia Cabral (pós-graduada em Gestão Ambiental e gestora da RPPN Matumbro – Casimiro de Abreu), o biólogo César Seleri (pós-graduado em Direito Ambiental, e responsável pelo Laboratório de Microbiologia da Região Metropolitana – CEDAE), o especialista em Educação Ambiental José André Werneck (mestre em Sustentabilidade que coordenou a implantação do sistema educativo no Jardim Botânico do Instituto Cultural Inhotim), a produtora orgânica Anita Farias (Designer em Permacultura da equipe Da Terra) e a terapeuta Cintia Braga (psicanalista clínica e criadora da Disseminar).

Entre os assuntos, a Roda de Conversa abordará os cuidados e atividades nas RPPNs com foco no restauro e na proteção de nascentes, o papel das florestas no mundo atual, a forma prática de cultivar hortas domésticas mesmo em pequenas áreas urbanas, a importância da Agroecologia e Agrofloresta, e a vivência do “mato ao prato” com apresentação das principais plantas alimentícias não convencionais (PANCs). O objetivo é promover a reflexão sobre a proteção ao meio ambiente e o que podemos fazer individualmente e ou coletivamente. No final do encontro serão distribuídas mudas de diversas árvores nativas.

 






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *