EVENTO – São Pedro da Aldeia vai promover ações pelo Dia da Mulher nesta terça-feira

EVENTOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Atividades educativas e palestras serão realizadas nas unidades de saúde. Programação vai acontecer em diversos bairros como Botafogo e Centro.

usf_porto_do_carro
Ações serão realizadas em São Pedro da Aldeia nesta terça-feira (Foto: Divulgação São Pedro da Aldeia)

São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio, vai realizar uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher nesta terça-feira (8). Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município e a sede do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca) receberão atividades simultâneas em prol da saúde da mulher.

A programação terá início às 8h com atividades educativas, palestras sobre sexualidade e valorização da mulher, prevenção da violência doméstica e coleta de preventivos, entre outros. As ações serão realizadas nos bairros Centro, Botafogo, Porto do Carro, Ponta do Ambrósio, São Mateus, Praia Linda, Vinhateiro, Campo Redondo e São João.

A coordenadora da estratégia de Saúde da Família (ESF), Jessica Tavares citou a importância da ação. “O projeto ‘Mulher em Foco’ visa atingir as mulheres em todos os seus ciclos de vida, desde meninas e adolescentes, até mulheres na fase adulta, gestantes e mulheres na terceira idade. Neste dia, também estaremos ampliando nosso leque de atenção com a implantação do Calendário da Mulher, que envolve o controle do ciclo menstrual e a anotação das datas do preventivo e mamografia”, explicou.

A abertura do evento será realizada na sede do Paismca, com atividades educativas de prevenção ao câncer de mama, cuidados com a gravidez e com as doenças zika, chikungunya e dengue. Também serão oferecidos sorteios de cortes de cabelo, hidratação e escova.  Na USF Botafogo acontecerá uma oficina de gestante e na unidade do Porto do Carro serão realizados sorteio de brindes e corte de cabelos, além da coleta de preventivo e das atividades educativas e saúde bucal.

A programação de atividades na USF do bairro Ponta do Ambrósio envolve coleta de preventivo, palestra sobre sexualidade e valorização da mulher, e sorteio de brindes. Para a unidade de saúde do São Matheus, foram preparadas atividades educativas sobre a prevenção da violência doméstica. No bairro Praia Linda, as mulheres terão um dia de beleza com corte de cabelo e sobrancelhas, ações de saúde bucal e coleta de preventivo. Já na USF Vinhateiro, as usuárias contarão com sala de espera para mães e crianças e atividade educativa para gestante.

Inaugurada no final de fevereiro, a nova unidade de saúde do bairro Campo Redondo contará com atividades educativas sobre o aleitamento materno. Por fim, a USF São João I também terá atividades educativas sobre dengue, zika e chikungunya, enquanto a unidade do São João II oferecerá coleta de preventivo e atividades educativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *