FONOAUDIÓLOGA DEYSI MARANO – Conscientização sobre a Apraxia de Fala na Infância

ARARUAMA CIDADES PARCEIROS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Em diversos países, entre eles o Brasil, o dia 14 de maio é marcado como o Dia de Conscientização sobre Apraxia da Fala. Trata-se de uma data voltada à conscientização da sociedade sobre um problema neurológico que, embora seja bastante comum, é pouco conhecido.

O que é Apraxia de Fala?
É um distúrbio neurológico que afeta a produção motora da fala. Afeta a capacidade da criança em produzir os sons da fala, de sequencializar esses sons para formação de sílabas e palavras.

Falar é uma habilidade altamente complexa e que depende de vários fatores. Crianças com Apraxia apresentam muita dificuldade para planejar, programar e executar os movimentos dos lábios, língua, mandíbula, para produzir os sons da fala.

Por exemplo, para produzir o som do P juntamos os dois lábios, para produzir o som do F o lábio inferior fica em contato com os dentes superiores. Para uma criança com Apraxia, planejar esses movimentos é uma tarefa muito difícil ou a criança pode conseguir fazer de forma isolada mas não consegue sequencializar os movimentos para formar uma palavra.

Existem algumas características da Apraxia e que nos ajudam a diferenciá-la de outros tipos de atrasos e distúrbios da fala e da linguagem.

Com terapia adequada e suporte da família e da escola, crianças com apraxia poderão ter evoluções e irão progredir nas suas habilidades de fala. A gravidade do quadro varia desde casos mais leves até quadros mais severos, que podem necessitar de meios de comunicação alternativa. O tratamento básico é a realização de terapia fonoaudiológica.

A fonoaudióloga Deysi Marano está com atendimento em Araruama e São Pedro da Aldeia. Entre em contato pelo WhatsApp (22) 99283-4777.

 

Fonte das informações – www.atrasonafala.com.br




2 thoughts on “FONOAUDIÓLOGA DEYSI MARANO – Conscientização sobre a Apraxia de Fala na Infância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *