FORMATURA DO PROERD É REALIZADA COM SUCESSO EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o 25º Batalhão de Polícia Militar realizaram, nesta segunda-feira (27), a formatura de 567 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, durante o turno da manhã e da tarde. Compuseram a mesa o vice-prefeito Mauro Lobo, os secretários de Educação, professor Walzi Sampaio, de Governo, Eronildes Bezerra, e de Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, a diretora de Educação, Júlia Regina Pereira, a coordenadora de Saúde Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, a presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Luciana de Oliveira, o Major Nogueira, o subtenente Sandro Nunes, e o representante da coordenadoria do PROERD, Vinícius Azevedo. Na ocasião, foi promovida a entrega dos certificados e de medalhas aos representantes de cada escola.

O vice-prefeito Mauro Lobo parabenizou os policiais militares e a todos os envolvidos no Programa de Resistência às Drogas e à Violência. “Quando vivemos um momento destes, cria-se uma esperança muito grande nas pessoas e principalmente nas crianças, que serão o futuro do Brasil. A consciência para resistência às drogas é fundamental termos desde pequenos, pois ela é o mal do século, só causa destruição. Esse projeto vai colher muitos frutos bons”, afirmou.

O secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, acompanhado de sua esposa, Luciana Sampaio, falou sobre a iniciativa do Programa. “Aquilo que os alunos ganham participando desta ação tem um valor maior do que tudo no mundo, um valor de preservação da vida, que vale mais do que qualquer dinheiro e muito mais que uma bobagem de uma substância que possa vir a acabar com ela. O Programa enche nossas vidas de riqueza moral e espiritual. Que todos passem para frente todo aprendizado adquirido, contem aos amigos, filhos e netos e, assim, vamos ter um mundo melhor”, disse.

Cada unidade escolar participante contou com alunos destaques. As melhores redações, escolhidas pelos instrutores, foram assinadas pelos alunos Maria Eduarda Viana, da Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva, Rayssa Oliveira, da E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, Rodrigo da Silva, da E. M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, e Amanda Guimarães, do Jardim Escola Moranguinho e Instituto Aredes Rodrigues.

O subcomandante do 25° Batalhão, Major Nogueira, declarou sua satisfação em participar do momento. “Tenho ido a quase todas as formaturas do PROERD e cada uma dela é uma emoção diferente. A gente vibra com a conclusão deste curso, pois percebemos o quão importante é estarmos inseridos nas unidades escolares, próximo dos alunos, professores e diretores, falando sobre prevenção ao uso de drogas e violência. O PROERD no Rio de Janeiro é pioneiro e por conta disso temos os policiais multiplicadores desse conhecimento”, disse.

Ao fim da premiação dos textos, todos os alunos fizeram um juramento e assistiram uma homenagem aos instrutores da Polícia Militar que estiveram nas escolas participantes. Logo após a formatura, todos cantaram e dançaram a canção oficial do Programa.

Segundo a mãe de formando do PROERD e também pedagoga, Renata Pinheiro, o programa é fundamental para que as crianças entendam o que acontece no dia a dia. “Olhar para o meu filho e saber que a escola tem a preocupação de apoio com os pais é fundamental. Sinto-me gratificada pela Secretaria de Educação e pela Polícia Militar de estarem trazendo isso para nós. E que a gente consiga vencer esse mal que é crescente todos os dias nas nossas comunidades”, falou.

Participaram da formatura do PROERD os alunos do 5º Ano da E. M. Flonete Alexandrino da Silva, do Poço Fundo; E. M. José Teixeira Paulo, do bairro Balneário; E. Mz. Paineira, também do Balneário, e E. M. Manoel Moraes da Silva, do Campo Redondo, durante o período da manhã. Já no período da tarde, foi realizada a cerimônia para os estudantes da E. M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, do bairro Estação; E. Mz. Pequiá, da Rua do Fogo; E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, da Praia Linda, e o Jardim Escola Moranguinho e Instituto Aredes Rodrigues, do Bela Vista. Os alunos da Escola Municipal Elízio Henrique Paiva, do bairro Flexeira, também participaram do Programa no segundo semestre, mas se formaram em outra data. Em São Pedro da Aldeia, os instrutores da edição do segundo semestre 2017 do PROERD foram Patrícia Paixão e Cleyton Cardoso.

 

 

Fonte – ASCOM/PMSPA

Texto: Marianne Rodrigues
Fotos: Lilian Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *