GREVE DOS BANCOS – Bancários paralisam 99 agências nas Regiões dos Lagos e parte do Norte

ARARUAMA ARRAIAL DO CABO BÚZIOS CABO FRIO CIDADES IGUABA REGIÃO DOS LAGOS RIO DAS OSTRAS SÃO PEDRO DA ALDEIA

Caixas eletrônicos funcionarão normalmente durante paralisação. Agências vão garantir caixa para atender idosos e desbloqueio de cartões.

Paralisação, segundo os bancários, não tem previsão para terminar
Paralisação, segundo os bancários, não tem previsão para terminar (Foto: Júnior Costa/G1)

Noventa e nove agências bancárias da Região dos Lagos, Macaé, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu, no Norte Fluminense, aderiram a greve nacional dos bancários, deflagrada nesta terça-feira (6). Ao todo, mais de mil funcionários cruzaram os braços reivindicando melhorias salarias e condições de trabalho.

De Niterói a Rio das Ostras, estão paralisadas 60 agências de bancos público e privado. Apesar da paralisação, as agências terão um caixa funcionando para atendimentos específicos voltados para aposentados e serviços menores. 

“Acessos a caixa eletrônica acontecerá normalmente. Serviço de internet bank, o online, está funcionando normalmente e os serviços de compesações acontecerão normalmente. Cada agência terá um caixa para atender pessoas idosas e recebedores de ordem de pagamento, que não podem receber nos caixas eletrônicos. Além de desbloqueio de cartões. Mas são casos expecionais que serão avaliados caso a caso”, explicou Mirian Lope, diretora do Sindicato dos Bancários de Niterói e Região.

Greve dos bancários em Macaé (Foto: Júnior Costa/G1)
Caixas eletrônicos funcionam normalmente ​ (Foto: Júnior Costa/G1)

Entre Macaé a Conceição de Macabu 39 agências estão fechadas, segundo a diretoria do Sindicato dos Bancários de Macáe e Região. Aderiram à paralisação 650 bancários. Só em Macaé são 28 agências bancárias de portas fechadas.

“Todas as agências, com exceção de quatro postos de atendimento dentro das sedes da Petrobras, que estão atendendo normalmente, mas só funcionários e contratados da Petrobras. Na base do sindicato 92% das agências foram paralisadas. Os caixas eletrônicos e um caixa vão funcionar. Os caixas, dentro das agências, são para atendimentos específicos. Mas nós vamos avaliar os casos”, descreveu Wagner Figueiredo, diretor do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região. 

“Dentre as nossas reivindicações são pedidos 16% de aumento, mas o patronal ofereceu apenas 5% de reajuste. A categoria não aceitou e resolveu deflagrar a greve que não tem prazo para terminar. Nós também não temos previsão de quando haverá nova rodada de negociação”, revelou Mirian Lopes.

Fonte G1/Inter TV