JUVENTUDE ALDEENSE COM WAGNER MUNIZ – Poder e Conhecimento

Colunistas JUVENTUDE ALDEENSE COM WAGNER MUNIZ

 

Wagner de Souza Muniz¹
Graduando em Direito
Universidade Estácio de Sá

 

Quando queremos nos contextualizar sobre qualquer assunto, matéria ou disciplina, o que procuramos fazer é obter informações e ficar por dentro de todo e qualquer tipo de notícia que possa nos deixar antenados. E foi isso que aproximadamente 40 jovens fizeram numa manhã de sábado de 08 de junho, no auditório do Cine Estação da Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia.
Nos reunimos para recepcionar o curso gratuito de Cidadania, ofertado pela Fundação Ulysses Guimarães, o Presidente da Estadual do Rio de Janeiro, Amaury Cardoso, foi quem ministrou a aula inaugural e o primeiro dos três módulos do curso. O segundo e o terceiro será ministrado por mim. Esta parceria nasceu na ALERJ, no dia seguinte em que tomei posse como Deputado Estadual Juvenil, desde então, a FUG-RJ tornou-se parceira e eu me tornei mediador e representante municipal da Fundação.
A Juventude Aldeense tem conquistado o seu espaço, os jovens da cidade são talentosos e já mostraram para o que veio, este mês de junho, por exemplo, muito me encantou. Tivemos de tudo um pouco; divulgação e candidaturas para o Parlamento Juvenil da ALERJ, curso gratuito de cidadania ofertado para os juvenis, encontro de danças, exposição de arte (grafite), lançamento de músicas e videoclipes de dois cantores da cidade, bailarinos que foram convidados para dançar no exterior e eu que fui para o 4° período da graduação de Direito. (Sofro)
De acordo com a aluna Elaine Rosa, “através do curso, pude observar como é importante o exercício da cidadania. Não é apenas ser cidadão, mas exercer suas funções dentro do Estado, fazer valer os nossos direitos e cumprir nossos deveres, assim como o direito ao voto e o acesso à informação na fiscalização daqueles que nós elegemos, devemos exercer a cidadania plena. Aprendi ali, sobre direitos, deveres e como somos importantes para a construção da sociedade”, concluiu a jovem de 17 anos, eufórica para os próximos dois módulos que serão realizados no dia 06 de julho no mesmo local e horário, Cine Estação da Casa da Cultura das 09h às 13h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *