Juventude Aldeense promove debate sobre Política e Cidadania na Casa dos Azulejos

Por Wagner Muniz

 

Em plena manhã de sábado (29 de Setembro), os jovens da cidade construíram um debate caloroso sobre Política e Cidadania, o evento foi organizado e arquitetado por Wagner Muniz, coordenador do grupo Juventude Aldeense, que por sinal tem o mesmo título de sua coluna jornalística neste Jornal. O Vice-Prefeito da cidade (Mauro Lobo) e seu Chefe de Gabinete (Hélio Rodrigues) estiveram presentes e participaram das atividades. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia prestou total apoio para sua realização, o Secretário de Turismo, Luiz Carlos Rocha foi quem cedeu a Casa dos Azulejos para os debates.


“No início do debate, os jovens aparentaram-se um pouco receosos em razão da temática abordada, e o fato é que, quando se trata de política e principalmente cidadania, presenciamos certa resistência por parte do público juvenil, tais fatos são comprovados por pesquisas recentes do IBGE”, disse Wagner. Possa ser que a timidez seja um embate, mas ainda assim, o adolescente Maicon Inácio, de 16 anos, se posicionou no debate e apresentou sua fala de resistência.


Seguindo outra vertente e segundo Wagner, o diálogo fluiu e os juvenis participaram apresentando as suas falas e respectivas militâncias, como Lorrayne Holanda (militante da AERJ e do Movimento de Mulheres da Região dos Lagos – MMRL e do Movimento de Mulheres Olga Benário) que enfatizou a questão da importância do protagonismo juvenil como ferramenta de mudança do contexto no qual estamos inseridos. Já Andrei Gouveia (artista local), ressaltou a falta de compromisso com a sociedade e dos privilégios de classe, o assunto se estendeu de modo em que Stefanny Marinho (estudante de Direito) mencionou a questão dos jovens e adolescentes em situações que os seus direitos estavam sendo violados por parte da omissão do Poder Público Estadual.


“A política é um instrumento de poder, e quando os legisladores tomam posse, ficam fissurados de tal modo que o poder os sobe a cabeça”, disse Gabrielle Ramos (estudante de Administração) após um questionamento posto em roda. Poucos se recordam, mas, quem põe os legisladores no poder somos nós, portanto esta é a relevância do seu voto e do exercício da fiscalização do Legislativo e do Executivo.
Pelos relatos e fotos, percebe-se que o dia de sábado foi produtivo, inclusive, o Vice-Prefeito da cidade prestou-se a ajudar a Juventude Aldeense na aquisição dos seus direitos. Segundo Mauro Lobo, a juventude brasileira encontra-se em descaso total, porém, na cidade de São Pedro da Aldeia como Chefe do Executivo, ele dispôs a nos ajudar e exercer aquilo no qual foi eleito democraticamente.

SIGA O WAGNER MUNIZ NO INSTAGRAM – CLICK NA IMAGEM ABAIXO