MISSA SOLENE ENCERRA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PELOS 401 ANOS DE SÃO PEDRO DA ALDEIA

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Encerrando a programação especial em comemoração ao aniversário de 401 anos de São Pedro da Aldeia, foi realizada na noite desta quarta-feira (16), na Igreja Matriz do Centro, uma missa solene em ação de graças pelo povo aldeense. Presidida pelo padre Helcimar Sardinha, a solenidade reuniu fiéis e representantes do governo na Paróquia São Pedro para acompanhar a celebração preparatória para a grande festa de Pentecostes. Os secretários de Educação, professor Walzi Sampaio; e de Gestão Estratégica e Projetos, Silvana Pires, participaram da Santa Missa.

O secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, falou sobre o encerramento das comemorações alusivas ao aniversário de fundação de São Pedro da Aldeia. “Num dia de sol, de muito calor e céu azul nós fizemos aquelas coisas da terra, tudo aquilo que nos impõe sacrifício e que só conseguimos fazer porque temos as mãos de outras pessoas. Foi uma programação muito bonita, especial e afetiva e, ao final da noite, nos dedicamos um pouco àquelas coisas que não são materiais, que não são da terra, mas do céu. É com muita honra que participamos desses dois momentos, com igual significado e importância. Para nós é um privilégio estarmos aqui e agradecemos a todos aqueles que facilitaram essa caminhada”, comentou o secretário, que compareceu à missa acompanhado da esposa, Luciana Sampaio.

Diante da assembleia, o pároco Helcimar Sardinha proferiu uma edificante homilia em referência ao texto evangélico segundo São João. O padre suscitou uma reflexão sobre os tempos atuais de insegurança e sensação de instabilidade nas mais diversas esferas da sociedade, deixando uma mensagem de esperança com base na chamada “Oração Sacerdotal de Jesus” que, em tom de intercessão, pede pela guarda e proteção divina para toda a humanidade.

Na ocasião, o celebrante convidou os fiéis a disseminar o bem e relembrou a fundação da cidade. “Hoje, ao celebrar 401 anos de vitalidade da cidade de São Pedro da Aldeia, nós queremos colocar esta Palavra do Senhor. Primeiro, que Deus guarde a nossa cidade como disse que quer guardar a cada um de nós. E, segundo, que o Senhor nos mostre que não somos daqui, estamos apenas de passagem. Porém, enquanto estivermos plantados neste lugar, vamos fazer desta terra melhor. Vamos agradecer aos nossos antepassados, aos índios, aos jesuítas, aos portugueses e aos primeiros habitantes, aqueles que estavam aqui e que construíram esta cidade para que a nossa terra fosse um lugar de acolhimento e de vida. Que São Pedro da Aldeia possa ser tomada pela luz de Deus e que o amor cristão invada o nosso município e a cada cidadão aldeense”, disse.

Marcando o último ato do Rito da Palavra, a Oração da Comunidade apresentou preces pela Igreja, pelo município, pelo povo aldeense, pelas autoridades municipais civis e militares, pelo pároco e pelos falecidos, em especial pelos benfeitores e fundadores da cidade. A missa foi encerrada com a benção final do padre Helcimar. O hino da cidade, entoado pelo Ministério da Música da Paróquia, marcou a procissão de saída.

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Raira Morena


Publicidade:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *