NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES – A empresa 4.0 em uma sociedade 1.0

CIDADES Colunistas NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES

Por Carlos Salum

Os ventos da mudança já estão soprando, e podem chegar a se tornar um vendaval se a sociedade não se preparar.
Em um mundo globalizado é impossível não ser afetado pelas mudanças que ocorrem nos países mais desenvolvidos. O maior problema para aqueles que não evoluem é serem vitimas por causa da sua estagnação tecnológica, a vida do trabalho manufaturado está cada vez mais curta, tecnologias operacionais, simples, que não demandam custos já foram aplicadas e sentidas em algumas profissões – os trocadores de ônibus foram as primeiras vítimas, os balconistas de lojas já têm seu tempo de vida útil contado. Acreditem! Algumas profissões serão extintas.


Empresas como as que já estão aqui instaladas, filiais de grandes grupos não resistirão por muito tempo as mudanças tecnológicas empregadas em outras filiais fora da região. Não tardará para que estas sintam o peso da manufatura em seus processos. A redução de custos, principalmente em logística, tem sido alvo da quarta revolução industrial, a chamada era 4.0, baseada na expansão tecnológica nas empresas, a revista Veja em sua edição especial exemplifica o guia da revolução industrial em quatro passos para uma plataforma para a Industria 4.0, enxugue os processos de manufatura, digitalizando-os, qualifique se com profissionais capacitados em robótica e análises da dados estimulando criativa empreendedora, simplifique os processos com sensoriamento, internet das coisas, computação em nuvem e big data e inove com o objetivo de implantar fabricas inteligentes e ágeis com capacidade de customização da produção em massa. Um resultado óbvio do uso da internet das coisa nos lares.


A saída do futuro desemprego por causa desta invasão tecnológica é a educação e a profissionalização. Existem escolas técnicas e de qualificação profissional oferecendo oportunidades de capacitação que podem lhe abrir horizontes para outros segmentos em franca demanda de vagas.
A disrupção tecnológica ocorre de forma absurda, ou seja, mal compramos um celular lançam outro melhor em pouco tempo. Se não nos prepararmos para os ventos das mudanças seremos os próximos desabrigados pelo vendaval.





1 thought on “NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES – A empresa 4.0 em uma sociedade 1.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *