NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES – Não faça um currículo de gato por lebre

CIDADES Colunistas NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES

Por Carlos Salum

 

Muitas pessoas não tem a devida noção sobre o que é um currículo. Um currículo é a sua apresentação pessoa. Um currículo é por tanto você, tão singular quanto você como pessoa, mostra das informações pessoas até as profissionais, alguns dão um toque de genialidade em seus currículos, fazendo desta apresentação o ponto culminante para sua contratação, outros apostam tanto na entrevista que esquecem o currículo como a via de acesso à mesma, outros, possuem seus currículos tão bons que a entrevista passa a ser uma mera formalidade, uma oportunidade para conhecer, pessoalmente, o contratado.
Existem aqueles que acreditam que um currículo “bom” é aquele que possui vários cursos. Tudo que aparece de curso o personagem faz, acreditando fielmente que o resultado desse inchaço será positivo. Mas, infelizmente não é por aí, deve haver uma coerência nos cursos apresentados, um currículo antes de tudo é uma redação, deve haver nele coesão e coerência, deve seguir uma ordem cronológica, além disso, os cursos e treinamentos nele apresentado deve haver relação com o cargo pretendido, com a especialidade do personagem, seja graduado ou não. As áreas de competências dos cursos devem ser correlatas.


Tem aqueles, que buscando soluções mais baratas, fazem os cursos e treinamentos pela internet – acreditem, treinamentos pela internet, detalhe, treinamentos 100% On Line, ignoram partes fundamentais das normas regulamentares (NR) que observam parte prática para os treinamentos.
Não vamos esquecer que a falta de regulamentação para os cursos livres contribui um pouco, mas cabe ao indivíduo que deseja fazer o curso ou treinamento, observar as normas, e se o mesmo está dentro das normas dos órgãos que os regula. Não esqueça! Os certificados, em seus históricos devem conter a carga horária destinada a parte prática, nenhum RH conhecendo o perfil da vaga, a ser preenchida, vai deixar um ponto importante desse passar em branco.
Portanto, quer melhorar seu currículo pense bem no curso que vai fazer, observe se este, embora esteja num bom preço, está dentro da legalidade, ou seja, se é válido. Muitas Instituições estão optando por cursos ON LINE, por ser menos oneroso pra ela, mas esquece que nem todos os cursos estão dentro desse escopo, principalmente os treinamentos.
Não adianta encher o currículo de cursos que não se encaixam no seu perfil profissional, a não ser que estes sejam especificados como hobby. O RH quer saber quem é você e se você é compatível com o perfil do cargo. Não apresente gato por lebre, o RH vai saber se você é um(a) “gato(a) ou lebre.


Publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *