Nesta terça-feira o Prefeito Carlindo Filho participará do Fomenta

CIDADES

O Prefeito Carlindo Filho, a Coordenadoria Municipal de Desenvolvimento Econômico e servidores públicos do setor administrativo da Prefeitura participarão, nesta terça-feira (12), do Fomenta – Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais. O evento tem como objetivo criar condições para ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas. O encontro é gratuito e acontecerá das 9h às 18h no Hotel Atlântico Búzios Convention e Resort, na Estrada da Usina, 294, na Praia da Armação em Búzios. O Fomenta faz parte do Programa de Compras Governamentais – Compra Mais – realizado pelo Sebrae/RJ em parceria com a Secretaria de Planejamento do Estado e o município. Empresários locais também foram convidados.
O coordenador municipal de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão, comentou sobre a importância da parceria com o Sebrae para o fortalecimento econômico do município. “Estamos trabalhando, cada vez mais, para organizar e aprimorar a gestão pública a favor dos pequenos negócios, pois sabemos do impacto que estes empreendimentos geram na economia local. Mas, para isso, precisamos ter empresários locais capacitados. Por isso, a parceria com o Sebrae/RJ é fundamental, uma vez que o órgão oferece capacitação e orientação necessárias para que nós, do Poder Público, possamos dar abertura e aumentar a participação dos micro empresários e empresários de pequeno porte nas licitações públicas. Nossa intenção tem sido investir estrategicamente nossos recursos em segmentos produtivos locais para que, juntos, possamos impulsionar o desenvolvimento do município”, disse.
 O Fomenta Regional Baixada Litorânea é dirigido à micro e pequenas empresas que desejam vender ou ampliar seus negócios com o governo. Durante o evento, que é aberto a todos os empresários, haverá rodada de negócios, palestras técnicas, simulação de pregão eletrônico, cadastramento no Sistema de Compras do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Siga), cadastramento coletivo no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e consultorias. Também serão promovidos atendimentos especializados para esclarecer dúvidas dos empresários.
Entre o público esperado estão gestores públicos da União, estados e municípios, representantes de empresas estatais, superintendentes e diretores administrativos, compradores públicos, pregoeiros, procuradores e diretores de compras públicas dos municípios. Já confirmaram presença o Ministério do Planejamento, Caixa Econômica Federal, Marinha, Banco do Brasil, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Investe Rio e prefeituras da Baixada Litorânea.
Após o encontro regional, será organizada uma grande rodada nacional para permitir que os pequenos empreendimentos possam fechar negócios com compradores dos governos federal, estadual e municipal, além de empresas e órgãos públicos de todo o país. Vale lembrar que o município já participou da Oficina “Compra Mais” nos dias 21 a 25 de maio deste ano. Durante o curso, cerca de 40 micro e pequenos empresários locais foram capacitados e receberam diversas orientações sobre legislação e realizaram simulações.
Os interessados em participar do Fomenta podem se inscrever por meio da Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800 ou pelo Escritório Regional Baixada Litorânea: (22) 2643-0805. Mais informações no site www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro.