ÓTICAS RODRIGO – LUZ AZUL, O QUE É?

ARARUAMA CIDADES PARCEIROS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Diferente da luz UV (Ultra Violeta), que é invisível e já sabemos dos malefícios para a visão, a luz Azul faz parte da luz visível, da gama de ondas eletromagnéticas que somos capazes de enxergar.

Muitas pessoas têm nos perguntado sobre a luz Azul. Muitos estudos demonstram que os comprimentos de onda curtos, são ao mesmo tempo importantes e perigosos para o olho humano. Essas ondas vão desde a luz violeta, passando pela luz roxa, azul e quase chegando à luz verde.

Podemos considerar luz de alta energia aquela que inclui todo o ultra violeta e a luz azul (incluindo violeta e roxo). Já sabemos que a luz UV pode causar sérios danos oculares à córnea e ao cristalino, como Piterígio, Pinguela e Cartara, doenças restritas à essas partes dos olhos.

Porém, hoje em dia, há evidências de que a luz azul carrega a maior quantidade de energia por fóton e pode trazer também sérias complicações oculares. O diferencial é que esta luz ultrapassa a córnea e o cristalino e chega à retina, o que é muito mais prejudicial, podendo causar até a Degeneração Macular.

A vida moderna trouxe a iluminação artificial e o desenvolvimento de novas tecnologias foi modificando o espectro de emissão das diversas fontes de luz artificial. Desde as lâmpadas de LED, modernos celulares, tablets, TV’s LED, fizeram subir assustadoramente a quantidade de luz de alta energia presente em nosso cotidiano. A utilização destes equipamentos por longas horas e também à noite significa expor os olhos à uma quantidade maior de luz de alta energia e o aumento da probabilidade de desenvolvimento de doenças da retina como degeneração macular.

A forma imediata de se proteger seria evitar o uso excessivo de celulares e demais gadgets, mas logicamente que a vida moderna e acelerada não nos permite abdicar destas tecnologias. Desta forma, como proteção extra é possível investir em lentes com tratamentos especiais que refletem o comprimento das ondas azuis mais maléficos.

Invista na saúde dos seus olhos e procure uma ótica da sua confiança para adquirir suas lentes.

Leia mais aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *