Portal Defesa Civil apoia projeto de formação comunitária em São Pedro da Aldeia/RJ

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Portal Defesa Civil está apoiando o Projeto “Comunidades Preparadas” que será realizado pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, através da Coordenadoria de Defesa Civil do município de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos, interior do Estado do Rio de Janeiro.


Este será o primeiro Projeto voltado à preparação das comunidades que vivem em áreas de risco na região e tem como meta capacitar 500 moradores de 10 comunidades diferentes.
“É em comunidade que temos a oportunidade de discutir nossos problemas, encontrarmos soluções conjuntas de forma democrática e com a participação de todos, pois todos nós fazemos parte da comunidade. Somente bem organizada e treinada uma comunidade poderá se prevenir e se preparar para dar uma resposta eficiente aos desastres, e neste sentido o Portal Defesa Civil apoia o Projeto na organização, no planejamento dos cursos aplicando uma metodologia simples e intuitiva e na área pedagógica com instrutores voluntários para palestrarem e atuarem na capacitação dessas comunidades.” – disse nosso fundador, Denis Veneno
“O município de São Pedro da Aldeia sai na frente em busca da transformação cultural dos seus munícipes, preparando seus moradores mais vulneráveis. Tenho certeza que a Coordenadoria de Defesa Civil de São Pedro será referência de cidade resiliente, eles estão no caminho certo, e nós vamos caminhar juntos nesse propósito. O coordenador Marcus Dothavio, tem o perfil que todo Coordenador de Defesa Civil deveria ter, é atuante e pensa em primeiro lugar na comunidade, por isso nossa parceria aconteceu naturalmente, ele pensa como nós!” – Completou Denis
O Portal Defesa Civil surgiu com a proposta de contribuir para o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil não só em termos de comunicação, mas também nas ações de Proteção e Defesa Civil em todo o território nacional.
“A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de São Pedro da Aldeia é a nossa primeira parceira para o desenvolvimento de vários projetos que se propõem a melhorar qualidade de vida local. A nossa parceria visa auxiliar com a parte de técnicas da didática do projeto. Os profissionais envolvidos no projeto almejam compartilhar com a sociedade o conhecimento técnico que possuem para ajudar nas ações de prevenção.” disse nossa Diretora de Projetos, Raquel Oliveira
“Nossa visão é gerar valor, é contribuir para o crescimento, com qualidade de vida, da sociedade em que vivemos, com excelência e compromisso, criando ferramentas que possam auxiliar os 4 principais pilares que sustentam a Instituição de Proteção e Defesa Civil que são a prevenção, mitigação, preparação e a resposta, de forma totalmente voluntária. “ – completou a Diretora.
A intenção é a implementação do serviço voluntário, do compartilhamento e troca de conhecimentos, além da atuação como órgão de apoio técnico com profissionais multidisciplinares qualificados para atuarem e capacitarem pessoas em proteção e defesa civil, no sentido de prestar junto de toda a comunidade uma resposta especializada, face às necessidades de cada região. Assim sendo, o Portal Defesa Civil dispõe de uma rede de voluntários que tem técnicos qualificados nas diferentes áreas de intervenção: Segurança do Trabalho; Engenheiros e Técnicos em Edificações; Profissionais da Saúde, entre outros.
“O Portal Defesa Civil veio pra contribuir, e muito, com o crescimento da nossa coordenadoria, a proposta deles é única, somar! Este é um Projeto que eu idealizei e eles estão nos ajudando a executá-lo com excelência e profissionalismo, tenho certeza que nos tornaremos referência!” – enfatizou o Coordenador da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio.
Em nossa rede de voluntários, nós contamos com profissionais qualificados em áreas específicas, conscientes da importância do seu papel como cidadão e o dever de garantir um mundo resiliente e sustentável para as futuras gerações. Alguns deles são a Patricia Marques e o Wagner Freitas, ambos técnicos em Segurança do Trabalho com vários cursos especializados e que têm em suas veias a vontade de passar adiante seus conhecimentos e de atuarem em prol da comunidade.
“O agente de Proteção e Defesa Civil, seja voluntário ou profissional, tem como meta cooperar com as atividades de redução de riscos e desastres e meio ambiente, incentivando e conscientizando a comunidade da sua importância na prevenção de Desastres e da mudança cultural.” disse nossa colaboradora, Patricia Marques.
Segundo Wagner Freitas, a importância do trabalho voluntário é levar as experiências profissionais para as comunidades, que de alguma forma vivem em condições de risco e não tem a percepção dos riscos e ameaças que lhes cercam, através das capacitações.
Nesta terça-feira (08/08) acontecerá, na sede da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, a partir das 19h, uma audiência pública para organizar e identificar as comunidades que serão atendidas e expor o Projeto aos líderes dessas comunidades. O objetivo é que as capacitações se encerrem em novembro, quando inicia-se o período de anormalidade em nossa região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *