REGIÃO DOS LAGOS – Cabo Frio abre inscrições para participação em projeto de limpeza do Canal Itajuru

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Mergulhadores, estudantes e população em geral podem se voluntariar.

 

Mergulhadores, estudantes e a população em geral poderão ajudar a limpar o Canal Itajuru, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. As inscrições para o “Ecomar, Dia de Limpeza das Águas 2018”, foram abertas nesta segunda-feira (3).

A ação de limpeza vai acontecer no dia 15 de setembro, no Boulevard Canal, de 8h às 12h. A Prefeitura, que organiza o evento, estima a participação de 500 voluntários.

Projeto fará limpeza submarina do Canal Itajuru, em Cabo Frio (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cabo Frio)

O objetivo é fazer a coleta de lixo submarino do Canal, entre a Ponte Feliciano Sodré e a Praia de São Bento, além do recolhimento de microlixo da faixa marginal da Lagoa de Araruama, entre a Ilha do Anjo e a Praia de São Bento.

Para participar da coleta do lixo submarino, é preciso ser mergulhador cadastrado na Associação Cabofriense de Mergulho Subaquático ou ser megulhador de apneia. Estudantes da rede municipal, escoteiros e a população em geral podem se voluntariar para realizar a coleta de microlixo das margens.

O evento será em forma de gincana socioambiental, em duplas e os voluntários inscritos vão concorrer à premiação destinada às três pessoas que recolherem mais lixo.

As incrições devem ser feitas na sede da Comsercaf, empresa responsável pela limpeza da cidade, ou pelo site do “Ecomar”. O custo simbólico é de 1 kg de alimento não perecível.

Ação tem o objetivo de conscientizar a população (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cabo Frio)

“Todo o microlixo recolhido pelos participantes será analisado pela equipe técnica do departamento de Meio Ambiente da Comsercaf. O objetivo da análise é identificar os tipos de lixos descartados de forma irregular nestes locais específicos para que a autarquia desenvolva um trabalho de conscientização ambiental, voltado aos munícipes, sobre o descarte correto destes materiais”, afirmou o presidente da Comsercaf, Luiz Cláudio Gama.

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de conscientização e incentivar o descarte correto de resíduos sólidos e orgânicos, a Comsercaf dará início à Coleta Seletiva Solidária, no Boulevard Canal, no dia do evento. Na ocasião, serão implantadas cestas de lixo específicas para resíduos úmidos, secos, recicláveis e orgânicos, que serão utilizadas pelos quiosqueiros e comerciantes do local, buscando a redução dos impactos ambientais do consumo.

Para o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira, o “Ecomar” representa o início do trabalho efetivo de conscientização ambiental junto a população de Cabo Frio.

 

 

Fonte G1/Inter TV





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *