REGIÃO DOS LAGOS – DER libera RJ-140, no acesso a Arraial do Cabo, e prefeitura implanta ‘pare e siga’

ARRAIAL DO CABO ARRAIAL DO CABO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Linhas de ônibus que estavam suspensas voltaram a circular normalmente no município, que passa do estado de calamidade para o de emergência nesta segunda-feira (20).

 

O Departamento de Estradas e Rodagem, DER-RJ, informou a reportagem que o trecho da RJ-140 no acesso a Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, está liberado para o tráfego na manhã desta segunda-feira (20).

RJ-140, no acesso a Arraial do Cabo, tem tráfego em ‘pare e siga’ — Foto: Vinícius Pereira/Inter TV

Após demonstrar preocupação com a determinação, a Prefeitura implantou o sistema de “pare e siga” e o fluxo de veículos voltou ao trecho onde uma parte da encosta desabou na sexta-feira (17). O município passou do estado de calamidade para o de emergência nesta segunda-feira (20).

O município chegou a afirmar que só iria liberar a passagem dos veículos após a vistoria técnica do DER agendada para hoje. Por volta das 12h15 o município decidiu abrir a pista para o trânsito parcialmente.

Com a liberação parcial, o Grupo Salineira, responsável pelo transporte público, disse que as linhas de ônibus voltaram a circular normalmente no município.

Os moradores ficaram sem transporte público dentro da cidade, já que a única via alternativa para chegar ao centro e bairros, a estrada da Álcalis/Rebeche, não oferece estrutura para a passagem de veículos de grande porte. A rua não é asfaltada e havia risco dos ônibus ficarem atolados.

Falta vistoria do DER

Prefeitura controla o trânsito aberto parcialmente no acesso a Arraial do Cabo — Foto: Vinícius Pereira/Inter TV

O Departamento de Estradas e Rodagem confirmou que fará uma vistoria nesta segunda-feira com especialista em geotécnica para definir as intervenções nos taludes (terreno inclinado), mas disse que “a vistoria não inviabiliza a reabertura da rodovia”.

A prefeitura de Arraial do Cabo ressalta que a interdição foi feita para “preservar a segurança das pessoas, já que é uma via que tem um fluxo intenso” e que “a preocupação da Defesa Civil é que com o fluxo de veículos passando pelo local, com a trepidação, haja mais deslizamentos”.

As pistas nos dois sentidos foram fechadas na sexta-feira (17) devido ao risco de novos deslizamentos , quando foi decretado estado de calamidade pública na cidade. O incidente foi causado pela forte chuva que foi até domingo (19).

Mais preocupação

Cerca de 15 famílias que moram próximo a parte do Morro da Cabocla onde rachaduras que se abriram por conta da chuva foram orientadas a deixar as casas no domingo (19). As fendas estão aumentando e a Defesa Civil aponta risco de deslizamentos.

Moradores gravaram um vídeo (veja acima) e ficaram assustados com as fendas, que chegaram a cinco metros de extensão.

Segundo a Defesa Civil, uma equipe do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ) fará uma vistoria na manhã desta segunda-feira (20) para avaliar a real dimensão da fenda e determinar a melhor solução para o problema.

 

 

Fonte G1/Inter TV




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *