REGIÃO DOS LAGOS – IFF tem 1.649 vagas em cursos técnicos e de graduação em cidades do interior do Rio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

As vagas estão sendo disponibilizadas por meio de processos seletivos que contam com requisitos diferenciados.

 

O Instituto Federal Fluminense (IFF) está com 1649 vagas abertas para o primeiro semestre de 2019 em seus cursos técnicos e de graduação para vários campi no interior do Rio.

Sede do IFF, em Campos dos Goytacazes — Foto: Divulgação/IFF

As vagas estão sendo disponibilizadas por meio de processos seletivos que contam com requisitos diferenciados: ingresso de portadores de diploma, reingresso de estudantes evadidos e transferências externa e interna.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 11 a 15 de fevereiro, no campus que oferta a vaga, mediante a apresentação de uma série de documentos que os interessados devem verificar nos editais que regem cada seleção e que estão disponíveis no portal do IFF.

A seleção para ingresso de portadores de diploma destina-se a candidatos que possuem diploma de curso de graduação, cursado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação, e que desejam fazer um novo curso. São disponibilizadas 90 vagas para os campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes (Centro e Guarus), Itaperuna e Macaé.

O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição, comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 65.

O processo será baseado em análise dos documentos apresentados; avaliação acadêmica, que considerará a compatibilidade curricular entre os cursos; e prova de aptidão/habilidade específica para os candidatos às vagas dos cursos de Design Gráfico e Licenciatura em Música.

As vagas de reingresso para estudantes evadidos são para alunos que deixaram de frequentar o curso no IFF e que queiram reabrir sua matrícula.

Os interessados poderão se candidatar a uma das vagas disponíveis: são 215 vagas para os cursos de graduação dos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos (Centro e Guarus), Itaperuna e Macaé; e 602 vagas para os cursos técnicos do campus avançado São João da Barra e dos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos (Centro e Guarus), Itaperuna, Macaé, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e unidade de formação de Cordeiro.

O deferimento do pedido de reingresso para os estudantes estará condicionado à avaliação acadêmica, com base nos critérios estabelecidos nos editais.

A transferência externa é destinada a estudantes regularmente matriculados, no ano letivo de 2019, em cursos de graduação de outras instituições de Ensino Superior, reconhecidos pelo Ministério da Educação, que tenham interesse em transferência para cursos de graduação do IFF.

São 416 vagas nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos (Centro e Guarus), Itaperuna e Macaé.

Para concorrer a uma das vagas é preciso fazer o pedido de transferência a partir do segundo período e haver compatibilidade curricular, conforme orientações do edital.

O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição, comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 65.

Já o processo seletivo será baseado em análise da integridade dos documentos apresentados; e avaliação acadêmica, que considerará a compatibilidade curricular entre os cursos.

A transferência interna é para estudantes de graduação do IFF que desejam trocar de curso ou de campus. Este processo seletivo disponibiliza 326 vagas nos campi Cabo Frio, Campos (Centro e Guarus), Itaperuna e Macaé. É preciso que o interessado esteja regularmente matriculado no 2.º semestre de 2018 e que haja compatibilidade curricular.

O processo será baseado em análise da integridade dos documentos apresentados; verificação da aprovação do estudante nos componentes curriculares dos períodos anteriormente cursados; e avaliação acadêmica que considerará compatibilidade curricular entre os cursos, conforme orientações do edital.

O resultado das seleções será divulgado nos dias 25 de fevereiro ou 13 de março, de acordo com o campus.

Fonte G1/Inter TV






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *