REGIÃO DOS LAGOS – Marinha atua no resgate de moradores em condomínio alagado de Maricá

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Cinquenta militares com barcos e caminhões participam da retirada. Cidade do RJ tem 360 desabrigados e cerca de 3 mil afetados pela chuva.

Maricá enchente
Militares chegaram à cidade nesta manhã (Foto: Reprodução/Washington Siqueira)

Militares da Marinha do Brasil atuam na remoção de moradores isolados em áreas alagadas do Residencial Carlos Marighella e outras localidades de Maricá (RJ) na manhã desta quarta-feira (2). Quarenta e cinco homens, além de caminhões especiais e duas embarcações, estão sendo usados na mobilização.

Maricá enchente

Na noite desta terça-feira (1º) a Prefeitura declarou estado de calamidade na cidade que tem 360 pessoas desabrigadas e cerca de 3 mil afetadas pela chuva. O prefeito de Maricá, Washington Siqueira, o Quaquá, publicou um agradecimento aos militares em sua página em uma rede social.

“Queria agradecer a Marinha do Brasil por ser sólidaria e prontamente enviar suas tropas para nos ajudar a enfrentar a tragédia que se abateu sobre nosso município”, disse o prefeito.

De acordo com a Marinha do Brasil, o efetivo vai permanecer no local por um período inicial de 72 horas. Os militares da Marinha atuarão na desobstrução das vias públicas e na remoção das famílias desabrigadas.

Funcionários da Secretaria Municipal de Obras também criam estratégias de dragagem do canal paralelo ao condomínio, em Itaipuaçu, para ajudar no escoamento da água.

Estado de calamidade
O município decretou estado de calamidade no início da noite desta terça-feira (1º) por conta da chuva que atingiu a cidade. Os 360 desabrigados foram levados para abrigos em pousadas e igrejas. A região de Itaipuaçu foi a mais atingida pelo temporal, que foi considerado de intensidade máxima.

Além disso, as regiões de São José do Imbassaí e do centro foram muito atingidas. Segundo o município, três mil pessoas tiveram prejuízos por conta do temporal.

Auxílio e doações
Foram instalados três pontos de apoio, no Centro (Paço Municipal), São José do Imbassaí (Escola Municipal Levi Ribeiro) e Itaipuaçu (Centro de Educação Infantil Valéria Passos), com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, advogados e funcionários de setores administrativos.

A prefeitura organizou seis pontos de recolhimento de doações. Roupas, alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal podem ser entregues nos seguintes locais:

Escola Municipal Levi Ribeiro – Rua B, s/n, São José Imbassaí;
Centro de Educação Infantil Valeria Passos – Rua Deoclecio Machado, s/n (antiga Rua 8), Jardim Atlântico – Itaipuaçu;
Todos os CRAS;
Paço Municipal – Rua Alvares de Castro, 346, Centro;
Sal da Terra – Rua Alvares de Castro, Centro;
Igreja Unção do Crescimento – Avenida Carlos Marighella – Itaipuaçu

 

Fonte G1/Inter TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *