REGIÃO DOS LAGOS – Período de defeso na Lagoa de Araruama começa nesta terça-feira

ARARUAMA CABO FRIO CABO FRIO CIDADES IGUABA REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Começa nesta terça-feira (1º) o período de defeso na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos do Rio. Durante três meses estará proibida a pesca na laguna, seja por vara, linha ou redes. A medida tem o objetivo de preservar as espécies, combatendo a pesca predatória e aumentando os estoques pesqueiros. A pesca na lagoa poderá ser retomada no dia 1º de novembro.

Foto Renato Cosme Fulgoni

Segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, o defeso é uma paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies. Esse período pode ser definido de acordo com a necessidade de proteção de uma determinada espécie ou de todo um ambiente, como é o caso da Lagoa de Araruama.

Foto renato Cosme Fulgoni

Segundo a Prefeitura, os pescadores cadastrados no Ministério da Pesca e Agricultura terão direito ao seguro-defeso no valor de um salário mínimo por mês, liberado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Foto Renato Cosme Fulgoni

A laguna está presente nos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Quem for flagrado infringindo a norma poderá sofrer penalidades que vão de multa até a perda de equipamento e pescado.

Foto Renato Cosme Fulgoni

Fonte G1/Inter TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *