REGIÃO DOS LAGOS – PM e Inea fazem operação para demolir casas irregulares em Arraial do Cabo

AÇÕES POLICIAIS AÇÕES POLICIAIS ARRAIAL DO CABO ARRAIAL DO CABO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Ao todo, foram demolidas 148 construções ilegais. Segundo o Inea, as casas ocupavam uma área de proteção permanente do Parque Estadual da Costa do Sol, no bairro Monte Alto.

 

A Polícia Militar e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram no início da manhã desta quinta-feira (15) uma operação com o objetivo de demolir casas irregulares em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.

Até o fim da operação, foram demolidas 148 construções ilegais.

Construções foram demolidas em área do Parque Estadual da Costa do Sol — Foto: Divulgação/Inea

De acordo com o Inea, as residências ocupavam uma área de proteção permanente do Parque Estadual da Costa do Sol, no bairro Monte Alto.

A operação foi realizada para cumprir uma determinação da Justiça.

Operação tem o objetivo de demolir 130 casas irregulares em Arraial do Cabo, no RJ — Foto: Vinícius Pereira / Inter TV

Cerca de 200 agentes dos dois órgãos atuaram no local. Ao todo, cinco retroescavadeiras foram utilizadas nas demolições, ainda de acordo com o Inea.

Os batalhões da Polícia de Choque, da Polícia Rodoviária (BPRV), Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) da Polícia Militar, Comando de Polícia Ambiental (CPAm), Secretaria de Estado da Fazenda, Prefeitura de Arraial do Cabo, e as concessionárias de energia elétrica e de saneamento básico dos municípios da Região dos Lagos também participaram da operação.

Casas começaram a ser demolidas na manhã desta quinta-feira (15) em Arraial do Cabo, no RJ — Foto: Vinícius Pereira / Inter TV

A ação foi acompanhada, em sobrevoo, pela secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e pelo presidente do Inea, Claudio Dutra.

Os proprietários das construções foram notificados sobre a ilegalidade, mas como descumpriram a ordem de não edificarem em área protegida, as habitações foram demolidas por determinação judicial, por meio de ação promovida pelo Ministério Público Estadual.

Operação do Inea e PM derruba casas irregulares em Arraial do Cabo, no RJ — Foto: Vinícus Pereira/Inter TV

A operação foi desencadeada com base nos alertas emitidos pelo Projeto Olho no Verde da Seas, que monitora a cobertura florestal do estado do Rio de Janeiro, via imageamento por satélite e de processamento de dados espaciais.

Em nota, a Prefeitura de Arraial do Cabo disse que irá acolher as famílias envolvidas na ação com assistência social e psicológica, além oferecer serviços de encaminhamento e transporte de usuários, inserção no Cadastro Único, levantamento e cadastro para emissão de passagens e atendimentos psicológicos.

 

 

Fonte G1/Inter TV

 


 

 


 

 


 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *