REGIÃO DOS LAGOS – Projetos de desenvolvimento de São Pedro da Aldeia participam de premiação do Sebrae Rio

Evento que acontece nesta terça-feira reconhece projetos implementados a partir do programa Lidera Rio em oito municípios

 

Nesta terça-feira, 11 de dezembro, o Sebrae Rio realiza cerimônia de premiação de projetos desenvolvidos pelos oito municípios participantes da Série 2 do Programa Lidera Rio – Formação de Líderes Públicos com Foco em Resultados, entre eles São Pedro da Aldeia. O objetivo é reconhecer os projetos que se destacaram conforme quatro critérios: relevância do projeto; resultados efetivos para a população e seu impacto na gestão pública; inovação na abordagem; e replicabilidade em outros municípios. O evento será a partir das 14h, no auditório do CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

Beneficiamento da Cadeia Produtiva da Aroeira – Foto: Renato Fulgoni

São Pedro da Aldeia participa com quatro projetos: Empreender para mudar – Desburocratização para abertura de empresa; Fomento ao Turismo Familiar; Beneficiamento da Cadeia Produtiva da Aroeira; Recadastramento Imobiliário. Participam também projetos dos municípios: Duque de Caxias, Paty do Alferes, Volta Redonda, Porto Real, Resende, Piraí e Itaboraí.

Ao todo, foram desenvolvidos 31 projetos com base em quatro eixos temáticos: Planejamento Urbano para o Desenvolvimento, Ambiente de Negócios, Sustentabilidade e Resiliência, e Diversificação da Matriz Econômica. Todos os projetos visam promover o desenvolvimento econômico com ênfase na expansão e geração de oportunidades para micro e pequenas empresas e a geração de trabalho e renda para os municípios do Rio de Janeiro. Uma banca avaliadora composta por patrocinadores, consultores e especialistas escolherá: Melhor Projeto do Lidera Rio, Melhor Projeto por Eixo e Projeto Destaque por município.

O Lidera Rio conta com parceiros estratégicos: Centro de Liderança Pública (CLP), Instituto República e Banco do Brasil e tem o objetivo de promover o fortalecimento da Gestão Pública, por meio do fomento a valorização e ao empoderamento de gestores e líderes públicos empenhados em planejar e implementar projetos que visem o planejamento de um legado de desenvolvimento local.

De acordo com a Gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Andréia Crocamo, “o programa é importante para que os municípios possam desenvolver e implementar os projetos com gestão, formando uma rede onde acontece a troca de informações e boas práticas entre as oito cidades participantes.”

O Programa consiste na realização de trabalhos de capacitação, orientação, mentoria, acompanhamento das ações de curto-prazo e certificação dos gestores. Todos participam de seis disciplinas: tendências de desenvolvimento, gestão municipal, desenvolvimento de liderança, planejamento estratégico, gestão de projetos e metas, processos e tecnologias. Após a premiação, o Sebrae Rio orienta e acompanha o desenvolvimento e a implantação de cada projeto.

O primeiro ciclo do Lidera Rio começou em 2017 e capacitou 69 líderes públicos de Petrópolis, Niterói, Mesquita, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Maricá, São Gonçalo e Três Rios, que desenvolveram 27 projetos. Em novembro deste ano começou o ciclo 3 do Programa em oito novos municípios: Campos dos Goytacazes, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana e Porciúncula, Cabo Frio e Silva Jardim. A previsão de encerramento é junho de 2019.

___

Por Cristiane