REGIÃO DOS LAGOS – São Pedro da Aldeia terá programação especial pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

No dia 03 de dezembro, das 10h às 16h, a Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, no Centro de São Pedro da Aldeia, será palco para uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O “Dia D de Conscientização” vai contar com palestras, exposição de cartazes informativos, orientações sociais, dinâmicas e atividades lúdicas e de caráter educativo, abertas à população. A ação é uma iniciativa voluntária de um grupo de mães de crianças com deficiência da cidade e conta com o apoio da Prefeitura aldeense. Para tratar sobre o assunto, nesta sexta-feira (22) o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, recebeu em seu gabinete a voluntária e uma das profissionais à frente do movimento, Ângela Del Rosário, ao lado das mães Cristiane Silva e Débora Carolina da Silva.

“Quero convidar a todos de São Pedro da Aldeia para estarem conosco neste ‘Dia D’. Que possamos estar juntos entendendo um pouco mais sobre saúde, prevenção e da realidade dessas crianças maravilhosas e dessas mães guerreiras que se empenham 24h por dia em prol dos seus filhos. Esse movimento é muito importante e tenho um profundo respeito e admiração por cada uma. Essa luta é de todos nós e temos que estar unidos, porque é somente através da integração entre todos os setores da sociedade que vamos conseguir buscar soluções e avançar nessa área”, destacou o secretário de Governo, Eronildes Bezerra.

Uma das profissionais a frente do movimento, a médica e voluntária Ângela Del Rosário falou sobre a iniciativa. “Nós queremos proporcionar um chamado ‘Dia D de Conscientização das Pessoas com Deficiência’. A nossa proposta é esclarecer a população para que procurem, cada vez mais cedo, por informação e para que tenham o cuidado com a prevenção, porque muitas vezes é pela falta da prevenção que a deficiência acaba surgindo. No dia 03 de dezembro, pretendemos levar esclarecimentos sobre todas as deficiências de uma forma geral, seja auditiva, visual, física, intelectual ou deficiências múltiplas. A Prefeitura, particularmente a Secretaria de Governo, tem dado um aporte muito bom para que a gente possa estar divulgando melhor, interagindo e mostrando as situações”, afirmou.

Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, a data tem como objetivo informar a população sobre todos os assuntos relacionados às deficiências, sejam elas físicas ou mentais. Além disso, o dia também busca promover uma conscientização sobre a importância da inclusão social.

“Como mãe, tia e representando também todas as mães de crianças com deficiência, convido a todos para participar desse dia, não só quem é especial, mas as pessoas em geral para que conheçam um pouco dessa realidade e do nosso dia a dia junto com as crianças. Quanto mais pudermos falar, prevenir e cuidar, melhor”, destacou Cristiane Silva, uma das mães presentes no encontro com o secretário de Governo.

 

 

Fonte ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Fotos: Renato Fulgoni

 


 

 


 

 


 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *