REGIÃO DOS LAGOS – Tainha da Lagoa de Araruama entra para o cardápio de 17 restaurantes japoneses do Rio

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Campanha inédita promovida pela CI-Brasil e JAPP pretende estimular o consumo consciente de pescados; chefs vão criar peças com a tainha da Lagoa de Araruama e 1% das vendas vai para a pesca socialmente responsável

 

Uma campanha inédita em prol da pesca sustentável e do consumo consciente uniu a Conservação Internacional (CI) e o JAPP, recém-lançado aplicativo de delivery da culinária japonesa, na campanha Crush+Sustentável. Entre 26 e 31 de julho, 17 restaurantes japoneses do Rio de Janeiro que fazem parte do JAPP oferecerão peças inéditas feitas a partir de pescado cujo processo, da retirada da água ao prato, foi feito de maneira adequada, sem prejudicar a espécie e seu habitat.

Os sushimen foram desafiados a trabalhar a tainha procedente da Lagoa de Araruama, Região dos Lagos, no Rio. Cerca de 600 famílias vivem desta atividade atualmente, utilizando o método do gancho, que garante a reprodução da espécie e não prejudica a vida da lagoa. A atividade existe há mais de 300 anos e é um dos pescados trabalhados no Pesca+Sustentável, um dos programas da CI no Brasil. O intuito é chamar a atenção para o consumo consciente e o respeito ao período de defeso do peixe, que inicia em agosto.

Essas peças, apelidadas de Crushes pelo JAPP, serão elaboradas com insumos sustentáveis e chegarão como cortesia para o cliente que fizer o pedido de um combinado pelo aplicativo no período da campanha. “Sempre enxerguei o JAPP como um canal que estreitasse a relação dos amantes da culinária japonesa com seus japas preferidos em uma lógica de parceria em prol da criatividade dos Crushes e do Consumo Consciente. Fazer laços com as organizações socioambientais e trazer para esse movimento os restaurantes que vendem pela plataforma, reforçam a intenção do JAPP de ser, mais do que um aplicativo de delivery, uma plataforma que conecta restaurantes e clientes em prol do consumo responsável da culinária japonesa.”, diz Flavio Berman, fundador do JAPP. Atualmente, o app destina 1% da arrecadação dos restaurantes para o Pesca+Sustentável.

Com o apoio de profissionais da CI-Brasil, a tainha da Lagoa de Araruama está sendo rastreada em toda sua cadeia produtiva. Nesta campanha, o consumidor poderá atestar este percurso através de um QR Code que acompanha o Crush+Sustentável. Ali estão origem, data da pesca, características da espécie e até uma mensagem do pescador agradecendo a escolha responsável. “Aproximar quem produz e quem consome pescado mais sustentável, com a participação do JAPP e dos restaurantes de comida japonesa é fundamental para que o consumidor tenha acesso a estes produtos e tenha consciência da importância de suas escolhas para a sobrevivência das espécies e dos mares”, afirma Guilherme Dutra, diretor de Estratégia Costeira e Marinha da CI-Brasil.

Quando um elo importante da cadeia da gastronomia carioca e uma das ONGs ambientais globais mais importantes se unem em prol da pesca sustentável, os oceanos, e os peixes agradecem. Venha fazer parte desse movimento de consumo consciente!

Restaurantes participantes: Azumi (Copacabana), Aloha (Copacabana), Deusimar (Leblon), Ipiatti (Barra da Tijuca/ Botafogo), Japa B (Jardim Botânico), Ki (Lagoa), Konomi Ai (Recreio), Lapamaki (Copa/Centro/Ipanema), Mitsuba (Tijuca), Samurai San (Flamengo), Sushi Rio (Botafogo), Tropical (Barra da Tijuca), Togu (Leblon), Toruk (Copacabana) e Yumê (Jardim Botânico).

Sobre o Japp

Com uma plataforma de fidelidade e delivery que permite aos seus membros uma seleção simples e prática da customização do pedido, o JAPP conseguiu reunir muitos dos melhores restaurantes japoneses do Rio. A cada compra, os restaurantes do Clube oferecem aos seus membros como cortesia peças especiais criadas pelos chefs, os Crushes. O JAPP acredita que como integrante da cadeia de consumo da fauna marinha é importante ter uma responsabilidade com o setor, incentivando o consumo consciente. Assim, deu origem ao Fundo Corrente Marinha para garantir a preservação da fauna marinha e consequente perpetuação da culinária japonesa, viabilizado com a doação de 1% da venda dos restaurantes através do aplicativo.

Sobre o Pesca+Sustentável

Desenvolvido pela CI-Brasil e premiado em 2014 no Desafio de Impacto Social Google, o programa atua junto a 5 mil famílias pesqueiras no RJ, PA e BA. O objetivo é criar regiões de referência para a conservação marinha, incentivar boas práticas de pesca, propiciar a conservação de espécies e ecossistemas, valorizar as comunidades para que se beneficiem desse desenvolvimento, além de iniciar um processo de consumo responsável junto ao mercado brasileiro de pescados.






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