REGIÃO DOS LAGOS – Veja a lista de praias impróprias para banho na Região dos Lagos

ARARUAMA BÚZIOS CABO FRIO IGUABA REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA

Dados foram levantados entre os dias 8 e 15 de dezembro. Muitas praias da região estão impróprias para banho, segundo Inea.

IMG_3028
Em São Pedro da Aldeia, as praias Linda, do Centro (foto), Pitória, Sol, Balneário e Porto D’Aldeia não são recomendadas para banho pelo Inea. Foto Renato Cosme Fulgoni

Um levantamento feito pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) constatou que há praias da Região dos Lagos do Rio impróprias para banho. Os dados foram levantados entre os dias 8 e 15 de dezembro.

Em Cabo Frio, apenas a Praia das Palmeiras está imprópria para o banho. Em Arraial do Cabo, a Praia do bairro Figueira não passou no teste de qualidade da água. Em Armação dos Búzios, estão impróprias as praias de Manguinhos, do Canto, da Armação, dos Ossos, do Forno e da Ferradura. Em Saquarema, todas as praias foram bem classificadas e, em Maricá, apenas a Praia de Maricá não é recomendada.

Os municípios banhados pela Lagoa de Araruama têm o maior número de praias impróprias.  Em Araruama, estão impróprias as praias Seca, Nobres, Hospício, Areal, Centro, Pontinha, Barbudo, Iguabinha e Bananeiras.

Em São Pedro da Aldeia, as praias Linda, do Centro, Pitória, Sol, Balneário e Porto D’Aldeia não são recomendadas para banho pelo Inea. Já em Iguaba Grande, todas as praias estão liberadas para o banho.

Análise
A concessionária de água e esgoto que atende a Região dos Lagos do Rio, a Prolagos, informou que a coleta de água para análise das praias foi após as chuvas intensas da primeira quinzena do mês. A concessionária disse ainda que faz vistorias diárias nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto.

A companhia Água de Juturnaíba, que está presente em outras cidades da região, informou que Araruama teve 85 mm de chuva em dezembro, empurrando o lixo das ruas para a lagoa.

Baixa Litorânea
Na Baixada Litorânea algumas praias também foram classificadas como impróprias pelo Inea. Em Rio das Ostras, estão impróprias para o banho as praias do Cemitério e a Lagoa de Iriri. Em Macaé, as praias de Imbetiba, Forte, Barra, Aeroporto e a Lagoa de Imboassica estão impróprias. No distrito de Casimiro de Abreu, Barra de São João, todas as praias estão liberadas.

 

Fonte G1/Inter TV