RIO DE JANEIRO – Marinha, ANP e Ibama confirmam segunda praia do RJ atingida pelo mesmo óleo do Nordeste e do ES

CIDADES MACAÉ REGIÃO DOS LAGOS

Órgãos do governo federal que acompanham o desastre ambiental confirmaram a origem do material encontrado na praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana.

 

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou nesta terça-feira (26) que o óleo coletado no domingo (24) na praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana (RJ), é compatível com o que já foi encontrado na costa do Nordeste e do Espírito Santo.

Material foi recolhido em praia de São Francisco de Itabapoana, no RJ — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Francisco de Itabapoana

Santa Clara é a segunda praia do estado do Rio atingida pelo material. A primeira foi Grussaí, em São João da Barra.

Manchas de óleo no Nordeste: o que se sabe sobre o problema
Aproximadamente 20 gramas do material foram recolhidos e analisados no Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em Arraial do Cabo, que confirmou a origem do óleo.

Segundo o GAA, militares da Marinha e agentes do Ibama já se encontram no local efetuando monitoramento.

Ainda de acordo com o GAA, até o momento, não foram encontrados novos vestígios de óleo no estado do Rio.

Também foram coletados materiais na praia de Guriri, em São Francisco de Itabapoana; no Canal das Flechas, em Quissamã; e na praia do Barreto, em Macaé; mas não houve confirmação de compatibilidade com o óleo do Nordeste.

 

 

Fonte G1/Inter TV

 


 

 


 

 


 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *