SÃO PEDRO DA ALDEIA – 1º Seminário Integrado de Órgãos de Resposta tem início em São Pedro da Aldeia

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Corpo de Bombeiros, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil e do Destacamento de Bombeiro Militar (DBM) 1/18º, deram início nesta segunda-feira (05) ao 1º Seminário Integrado de Órgãos de Resposta (SIOR). O evento acontece na Associação Comercial aldeense (Aciaspa) até sexta-feira (09), a partir das 8h30. O encerramento será marcado pela realização de um simulado integrado de resposta a desastres. A iniciativa reúne profissionais da Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Cruz Vermelha, Defesa Civil, dentre outros órgãos de São Pedro da Aldeia e da região.

Fotos: Jefferson Viana

Em nome do prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, deu boas-vindas aos participantes. “Nosso desejo é que todos tenham uma semana proveitosa e que os profissionais de outras cidades sintam-se abraçados por São Pedro da Aldeia. Não queremos que nenhum desastre ocorra, mas caso aconteça, vocês poderão colocar em prática todo o aprendizado desta semana”, salientou.

Fotos: Jefferson Viana

Durante os cinco dias de evento, o SIOR vai abordar assuntos teóricos e práticos, baseado nas estatísticas de maior vulto na região como acidentes rodoviários e incêndios. Também serão discutidos eventos que possam ocorrer em pontos críticos, como indústrias, depósito de explosivos, queda de aeronave, entre outros. O seminário conta com carga horária de 20h.

Fotos: Jefferson Viana

O subcomandante do 18ª GBM, Major José Carlos Torres, agradeceu a presença de todos. “Nós viemos mostrar que a nossa região tem que estar unida e forte para qualquer tipo de desastre ou emergência. O Capitão Matheus Couto, comandante do DBM 1/18º, está de frente nessa semana de troca de informações junto com a Defesa Civil aldeense, que mostra mais uma vez que não veio só para vestir um colete”, ressaltou o Major Torres, representando o comandante do 18º GBM, Tenente-coronel Cássio Capelli.

Fotos: Jefferson Viana

A primeira palestra do dia ficou a cargo do Subcomandante Operacional do 27º GBM Araruama, Major Marcos Neiva, que abordou o tema “Operações com produtos perigosos”. Em seguida, foi a vez do Tenente Anahuan Sales, do 18º GBM Cabo Frio, trabalhar a temática “Acidentes rodoviários de grande magnitude”. Na terça-feira (06), o Seminário Integrado apresenta palestras sobre “Operações aéreas” e “Sistema de comando de Incidentes”.

Fotos: Jefferson Viana

Coordenador da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio falou sobre a importância do SIOR. “O seminário não é importante só para o nosso município, mas para toda a região. Esse encontro atualiza o nosso plano de contingência, que está passando por reformulação, e nos permite conhecer cada órgão envolvido no procedimento. Vamos aproveitar essas informações para podermos ser multiplicadores desse conhecimento”, afirmou.

A programação do Seminário Integrado inclui ainda encontros sobre “Enchentes, alagamentos e deslizamentos”, “Incêndio florestal”, “Acidente com múltiplas vítimas” e “Comando e integração dos órgãos de resposta”. A formatura dos participantes acontece na sexta-feira (09), após o simulado integrado de resposta a desastres.

 

ASCOM/PMSPA

Texto: Gabrielly Costa

Fotos: Jefferson Viana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *