SÃO PEDRO DA ALDEIA – 27ª CAVALGADA DA INDEPENDÊNCIA REÚNE MAIS DE MIL PARTICIPANTES EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

A tradicional Cavalgada da Independência movimentou o feriado de 07 de setembro e reuniu mais de mil cavaleiros e amazonas em São Pedro da Aldeia. Os participantes e seus acompanhantes saíram da Rodovia RJ-140, na altura do bairro Campo Redondo, em direção ao Polo Rural do município, na Estrada da Cruz. A festa no Polo Rural ofereceu uma programação diversificada e voltada para toda a família, em um dia inteiro de lazer e muita animação.

Foto: Jefferson Viana

O prefeito Cláudio Chumbinho, que acompanhou as festividades do dia, falou sobre o evento. “Fico muito feliz em ver o público aproveitando o nosso evento e se divertindo com tanta alegria. Agradeço a todos que colaboraram com o grande sucesso desta festa, incluindo os cavaleiros que nos ajudam a manter a tradição da cavalgada aldeense e à população que, todo ano, marca presença em nosso Polo Rural”, disse.

Foto: Jefferson Viana

A concentração foi marcada por um momento cívico, com a execução dos Hinos Nacional e Municipal. O cortejo festivo até o Polo Rural foi comandado pelo locutor Casimiro José. A população, que já está acostumada com o trajeto, aguardava a passagem dos participantes. Conforme a Cavalgada se desenvolvia, novas amazonas e outros cavaleiros se juntavam ao grande grupo, liderado por um trio elétrico que seguia na frente abrindo passagem e animando o caminho com músicas do gênero sertanejo.

Foto: Jefferson Viana

Secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu falou sobre a iniciativa. “O evento foi um sucesso, tivemos entre mil e 1.500 cavaleiros e amazonas participando esse ano e promovendo mais um momento de confraternização. Essa é uma tradição de reunião de família, daqueles que gostam e são amantes de cavalo. Não podemos perder esse marco, é algo que está sendo mantido e que recebe clubes e cavaleiros de toda a região”, destacou.

Foto: Jefferson Viana

Os cavaleiros e amazonas, que vieram de todo o Estado, chegaram ao Polo Rural por volta das 14h e, após hidratar e oferecer os cuidados necessários para o descanso dos cavalos, foram curtir a programação. A festa no local, que contou com praça de alimentação e área kids, continuou com a prova do Laço Comprido, apresentação de Adriano Marques e show da banda Os Piratas. Atração mais aguardada, o cantor Frank Aguiar animou a noite, logo após show da cantora Nagza Reis. O prefeito Cláudio Chumbinho acompanhou as festividades no Polo.

Foto: Jefferson Viana

A Cavalgada da Independência é uma tradição familiar para Joana Almeida, de 19 anos, que participa do cortejo com o pai. “Passo o ano esperando por esse momento; participo desde os oito anos de idade. Acho legal você poder reunir família e ir para o Polo Rural, que é um lugar muito bom no meio do campo, aliviando um pouco o estresse do dia a dia e encontrando os amigos”, comentou.

Foto: Jefferson Viana

Participaram 27ª Cavalgada da Independência o Clube de Cavalo de São Pedro da Aldeia; Comitiva de Bacaxá; Amigos do Cavalo do Retiro; Amigos do Cavalo, de Rio das Ostras; Comitiva Raízes de Arraial do Cabo; Comitiva da Aldeia; Companhia do Cavalo, do Baixo Grande; Point do Cavalo, da Rua do Fogo; Rancho HG; Rancho dos Reis, do Rio de Janeiro; e Rancho RD, de Armação dos Búzios.

Foto: Jefferson Viana

“A festa de 07 de setembro e a cavalgada foram um sucesso e, sem o esforço de todos que se envolveram na organização, nada teria acontecido. Nós nos empenhamos para fechar uma boa programação, dentro da nossa realidade; temos o compromisso de promover eventos com responsabilidade para economizar dinheiro público”, salientou o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Thiago Costa.

Foto: Jefferson Viana

A 27ª Cavalgada da Independência foi uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com o Clube de Cavaleiros e Amazonas da cidade, e contou com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Uma equipe da Secretaria de Saúde, formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, maqueiro e motorista, além de uma ambulância, prestou atendimentos em uma tenda montada no Polo Rural. A Cruz Vermelha Brasileira filial São Pedro da Aldeia também marcou presença, com 11 socorristas voluntários do Departamento de Riscos e Desastres.

Foto: Jefferson Viana

Também participaram do evento a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jayme Rodrigues; o secretário de Serviços Públicos, Rogério Costa; o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Thiago Costa, acompanhado de toda a equipe da pasta; entre outras autoridades.

Foto: Jefferson Viana

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Gabrielly Costa