SÃO PEDRO DA ALDEIA – AÇÃO ITINERANTE REALIZA TESTAGEM RÁPIDA DE HEPATITES VIRAIS EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O município de São Pedro da Aldeia recebeu, nesta terça-feira (17), uma mobilização para testes rápidos de hepatites virais. A ação, que teve como foco o diagnóstico precoce dos tipos B e C, é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto itinerante integra a campanha nacional “Julho Amarelo”, voltada ao combate, conscientização e prevenção à doença. A mobilização aconteceu das 9h às 17h na Praça Agenor Santos, no Centro da cidade. Ao todo, 136 pessoas foram atendidas no consultório volante do projeto, estruturado em um ônibus.

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, a enfermeira Aline Ramos destacou a importância da iniciativa para a ampliação da prevenção e do diagnóstico precoce. “São Pedro da Aldeia foi a primeira cidade da Região dos Lagos a receber esse projeto. As hepatites B e C podem levar à degradação do fígado e a outras doenças graves. Por isso, é muito importante que a população adote as medidas de prevenção e procure os testes rápidos para que se faça o diagnóstico precoce e se inicie o tratamento, pois sabemos que existe um índice enorme de mortalidade. Além dessa ação, os munícipes também podem procurar o posto de saúde mais próximo para obter todas as orientações ou encaminhamentos necessários”, disse.

Para a organização dos atendimentos no local, todos os interessados receberam senhas numéricas. A equipe foi composta por médica, enfermeiros e técnicos em enfermagem, em um trabalho integrado entre município e Estado. No consultório itinerante, o exame capaz de detectar os vírus dos tipos B e C da doença é feito em uma pequena amostra de sangue da ponta do dedo do paciente. Além dos testes rápidos, também foi feita a distribuição de panfletos informativos sobre a importância da prevenção contra a infecção, incluindo formas de transmissão, uso de preservativos, exigência de materiais descartáveis e esterilizados, além da atualização do esquema vacinal contra a hepatite B. A imunização para todas as faixas etárias é gratuita e disponível na rede pública municipal.

A coordenadora estadual de Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde, drª. Clarice Gdalevici, ressaltou os objetivos da ação itinerante. “Este ano a Baixada Litorânea foi o foco da nossa atuação e São Pedro da Aleia foi a inauguração da nossa campanha. Nós promovemos essa mobilização no mês de julho, que nós denominamos ‘Julho Amarelo’, em função do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, que são as B e C, transmitidas por sangue, sexo e material contaminado por sangue. A nossa meta é diagnosticar os casos silenciosos, porque essas hepatites não são aquelas que dão sintomas conhecidos pelo público. Muitas vezes elas evoluem por mais de 30 anos sem dar nenhum sintoma e, quando se apresentam, já estão em estágios muito avançados, como cirrose e câncer de fígado. A proposta é o diagnóstico precoce e uma maior divulgação para a importância da realização dos testes rápidos, que podem ser feitos em qualquer posto de saúde, além de tirar dúvidas, disseminar informação e contar com o boca-a-boca da população”, afirmou.

A iniciativa teve como público-alvo prioritário pessoas com mais de 45 anos, pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993, pessoas com vida sexual ativa, profissionais de saúde, portadores de HIV, gestantes, manicure, pedicure e podólogo. Moradora da cidade, a podóloga Sônia Reis, de 56 anos de idade, faz parte do grupo prioritário e compareceu à mobilização. “Eu acho que essa é uma campanha muito importante, porque esses tipos de hepatite são silenciosos. Então, quando a pessoa descobre cedo, tem tratamento. Ações como essa dão visibilidade e alertam para a conscientização e para a prevenção acima de tudo. Gostei muito da iniciativa”, disse.

Em São Pedro da Aldeia, a unidade de referência para o encaminhamento de pacientes é o Departamento de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP), situado ao lado do Pronto-Socorro Municipal, no bairro Morro dos Milagres. O DIP realiza atenção médica e preventiva aos indivíduos acometidos por hepatites virais e outras doenças transmissíveis como HIV/Aids e sífilis, com testes confirmatórios e acompanhamento até a indicação do tratamento preconizado.

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Raíra Morena





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *