SÃO PEDRO DA ALDEIA – Alunos da E. Mz Retiro se classificam para penúltima fase da Olimpíada Brasileira de Cartografia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Os alunos do 9º ano da Escola Municipalizada Retiro, localizada em bairro de mesmo nome, estão representando o município de São Pedro da Aldeia na Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Ao todo, 800 escolas se inscreveram para participar da Olimpíada e apenas 76 se classificaram para a segunda etapa da segunda fase da OBRAC 2017.

Os estudantes aldeenses passaram na fase I e II de eliminação da primeira etapa, na primeira etapa da segunda fase e estão aguardando a continuação do processo. Caso passem dessa nova fase, os alunos vão para a grande final da Olimpíada.

De acordo com a diretora da Escola Municipalizada Retiro, Maria Helena Melo, tem sido muito gratificante ver a competência e dedicação dos alunos. “Quando tomamos conhecimento sobre a Olimpíada, nasceu o sonho de colocar nossa unidade escolar como participante, mesmo sabendo que seria difícil por conta do tempo e recursos, mas nós da direção estimulamos, botamos confiança e, depois de um acordo de todos, fizemos a inscrição. Esse sonho tem se tornado realidade devido aos avanços com a classificação. Não é uma conquista somente da escola, mas sim da dedicação dos alunos. Agradeço a SEMED que abraçou a causa junto com a gente, fazendo um trabalho em conjunto, acreditando no nosso esforço para que esse sonho se realize. Estamos na torcida por uma grande final”, declarou.

Os quatro alunos estão tendo a orientação do professor de geografia do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), Ubirajara Barenco, de Flávio Victor e Mário Márcio.

De acordo com a aluna do 9° ano da Escola Municipalizada Retiro, Eduarda Fonseca, participar das Olimpíadas é uma grande experiência. “Representar a Escola Municipalizada Retiro, a cidade de São Pedro da Aldeia e a Região dos Lagos é muito bom, fora o aprendizado que ganhamos”, comentou.

Os alunos serão avaliados por 14 professores doutores, formados em Engenharia da Cartografia e Geografia, da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal de Alagoas.

A Olimpíada tem como objetivo principal estimular nas escolas o interesse pelas ciências, especialmente pela cartografia. A OBRAC tem abrangência Nacional e é voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das escolas da rede pública e privada. A cartografia é uma linguagem de comunicação fundamental para o entendimento da organização espacial e para compreensão do modo como a sociedade ocupa os espaços e mantém suas relações, sejam elas físicas, políticas, econômicas ou sociais.

Fonte – ASCOM/PMSPA
Texto: Marianne Rodrigues
Fotos: Lilian Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *