SÃO PEDRO DA ALDEIA – Alunos da Escola Mz. Paineira vencem a Olimpíada Municipal de Matemática

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Os alunos aldeenses do 6º ao 9º ano participaram, no último fim de semana, da 3ª edição da Olimpíada Municipal de Matemática. A escola campeã foi decidida em uma prova de desempate, garantindo a vitória da E. Mz. Paineira, do bairro Balneário, com 150 pontos. A segunda colocação ficou com a E. M. Vidal de Negreiros, no Alecrim, também com 150 pontos, e o terceiro lugar foi para a E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João, com 145 pontos. As três primeiras equipes vencedoras foram premiadas com medalhas. A competição foi realizada na E. M. Profª Mirian Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense. O evento contou com a presença do secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, das coordenadoras do 2° Segmento, Fernanda Tinoco e Iara Azevedo, da assessora pedagógica da SEMED, Elizangela Rigueira, do coordenador de Programas Federais, Rubens Dias, e da coordenadora do 1° Segmento, Kátia Santana.

O secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, falou sobra a importância da disciplina. “Usamos a Matemática o tempo todo, ela é base do nosso equilíbrio e de muitas coisas que fazemos na vida. É muito legal realizarmos uma Olimpíada da Matemática e será melhor ainda que, ao final da competição, ela continue em nossos corações e vá para frente em nossa vida”, afirmou.

A mesa de jurados foi formada pelo secretário da pasta e sua esposa, Luciana Sampaio, pelo professor das Escolas do Campo, Ubirajara Ramos, pela coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Daiana Quintanilha, e pelos formadores do PNAIC Jucelino Ramos, Vânia Gonçalves e Jucélia Rodrigues.

A Olimpíada teve início após a execução dos Hinos Nacional e Municipal, com a competição de melhor grito de guerra. As escolas foram divididas em cores e todas as equipes garantiram 20 pontos na prova. A segunda etapa foi a apresentação das mascotes. Não faltou criatividade dos estudantes para esse desafio com a mascote PI, o Menino Tangram, a Corumática, o Pizzaiolo, a Índia da Matemática, a Cozinheira, a Calculadora e a Águia. Todas as equipes cumpriram a missão e levaram mais 20 pontos.

O terceiro passo foi a prova Torre de Hanói, onde dois alunos de cada equipe tiveram no máximo 10 minutos para concluir a tarefa. A última escola terminou o desafio em apenas 1 minuto e 39 segundos. Na disputa do Tangram, os alunos da E. Mz. Capitão Costa, no bairro Cruz, foram os primeiros a concluírem a missão.

Após intervalo para um lanche, a competição continuou com a Trilha Matemática, que tinha como objetivo acertar as perguntas e avançar espaços, até chegar ao final. Estimando Medidas foi a sexta prova, onde os estudantes deveriam acertar a medida dos líquidos dentro dos recipientes. A última tarefa da Olimpíada foi a prova Responde ou Paga. Quem errasse a resposta teria que pagar uma prenda.

            Com o empate para o primeiro lugar entre a E. Mz. Paineira e a E. M. Vidal de Negreiros foi realizada mais uma tarefa para definir a campeã e a unidade do bairro Balneário levou a melhor. A torcida organizada e comportamento também contaram pontos na disputa.

Aluna da unidade escolar vencedora, Maria Eduarda de Souza, do 7° ano, falou sobre sua experiência. “Foi muito bom participar da Olimpíada. Essa é uma oportunidade de competirmos e aumentarmos o conhecimento e a sabedoria em relação à Matemática”, disse.

    Na ocasião, as diretoras e representantes de cada unidade receberam uma singela homenagem. Todas ganharam flores como um ato de agradecimento. A diretora adjunta da Escola Mz. Paineira, Sulamita Bento, declarou ter ficado muito feliz com o resultado. “Hoje em dia muitos jovens estão dando preferência a outros caminhos, mas vemos que estamos indo em direção à outra realidade, que é do estudo, do ensino e da Matemática. Graças a Deus estamos conseguindo ter um efeito positivo na nossa escola”, declarou.

As coordenadoras do Segundo Segmento da SEMED e organizadoras do evento, Fernanda Tinoco e Iara Azevedo, falaram sobre a realização da Olimpíada. “Tudo foi feito com muito carinho, zelo e dedicação. Acredito que a gente alcançou nosso objetivo”, comentou Iara.

          “O mais legal é a gente chegar no dia e ver o evento acontecendo. Antes gera a ansiedade, mas conseguimos esquecer tudo isso quando vemos os alunos participando, as escolas animadas e o resultado de que deu tudo certo”, completou Fernanda.


ASCOM/PMSPA

Texto: Marianne Rodrigues

Fotos: Lilian Souza

 





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *