SÃO PEDRO DA ALDEIA – Alunos da rede municipal de São Pedro da Aldeia participam da abertura do Programa Forças no Esporte

CIDADES ESPORTE EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Foi realizada na quarta-feira (11) a abertura do Projeto Forças no Esporte 2018 (PROFESP), no auditório da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA). Os secretários de Educação, professor Walzi Sampaio, de Governo, Eronildes Bezerra, e de Administração, Antônio Carlos Teixeira, o subsecretário de Infraestrutura da SEMED, Luiz Gonzaga Sorrentino, e as diretoras das unidades escolares participantes, prestigiaram a solenidade. Ao todo, 200 alunos da rede municipal participam do programa, que é desenvolvido pelo Ministério da Defesa com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

O secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, destacou a parceria com o PROFESP e a honra em fazer parte dessa missão. “O Programa “Forças no Esporte” distingue-se, entre outros aspectos pela sua excelência moral. Grande parte dos valores, que são decisivos para a formação moral da pessoa e do cidadão, manifestam-se no cenário do exercício desportivo. O projeto cria um curso de vida em que estes valores são cultivados e trabalhados de modo lúdico, com grande impacto sobre os participantes e sobre as escolas que os abrigam”, declarou.As atividades esportivas acontecem na segunda e quinta-feira, durante o turno da tarde. Nesses encontros, os jovens têm a oportunidade de praticar esportes e participar de diversas palestras educativas, além de realizarem aulas de reforço e passeios culturais. As modalidades oferecidas pelo programa são futebol, natação, atletismo, judô, vôlei e basquete. A Secretaria de Educação disponibiliza o transporte dos alunos e a Marinha do Brasil oferece o reforço alimentar para as crianças.

Para o Contra-Almirante Denilson Medeiros, as crianças são o futuro do país e a principal mensagem que o programa tenta passar é a cidadania. “Os alunos do programa fazem duas coisas fundamentais, de manhã estão nas escolas e à tarde praticando esportes, o que é importantíssimo para formação dos jovens. O esporte ensina a ter força de vontade para vencer os obstáculos da vida. Fico emocionado em estar com 200 alunos participando do PROFESP. Deixo o nosso muito obrigado para Prefeitura aldeense por toda essa integração e parceria”, disse.

Após a entonação do Hino Nacional, foi exibido um vídeo explicativo sobre o programa. Alunos da edição do PROFESP 2017 deram depoimentos sobre a participação no projeto, expondo os benefícios e mudanças que tiveram em suas vidas. Na ocasião, foi entregue um troféu ao Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, em homenagem ao trabalho desenvolvido.

A diretora da Escola Municipalizada Manoel Martins Teixeira, Regina Gastanes, declarou que a participação da unidade escolar no PROFESP representa uma oportunidade inimaginável. “As crianças estão gostando da participação e o programa tem que continuar, assim como a parceria da BAeNSPA com a SEMED, incentivando os estudantes à prática esportiva”, comentou.

As atividades, desenvolvidas por militares e profissionais especializados, são realizadas nas próprias unidades das Forças Armadas. Participam da iniciativa os alunos da E. M. Dulce Jotta de Souza, no bairro São João, da E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol, da E. Mz. Manoel Martins Teixeira, no bairro Sapiatiba, e da E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda.

“Estou achando o projeto muito legal e gratificante, pois está me ajudando em coisas que tinha dificuldades para aprender. As modalidades que percebi que mais me identifico são a corrida, o vôlei e a natação. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, declarou a aluna Agatha de Oliveira, do 5° ano do Ensino Fundamental.

O Projeto Forças no Esporte é uma vertente do programa Segundo Tempo, realizado em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário. Criado em 2003 pelo Governo Federal, o PROFESP tem como finalidade promover a inclusão social dos jovens de 10 a 15 anos, por meio da prática esportiva, como forma de realizar o desenvolvimento integral e contribuir para a cidadania e melhoria da qualidade de vida em áreas de vulnerabilidade social.

Fonte – ASCOM/PMSPA
Texto: Marianne Rodrigues
Fotos: Lilian Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *